Comissão de Direitos Humanos da UFC realiza 1º Encontro de Promoção da Igualdade Racial

Pessoas sentadas em círculo numa sala de aulaA Comissão de Direitos Humanos da Universidade Federal do Ceará promoveu, na tarde desta sexta-feira (29), o 1º Encontro de Promoção da Igualdade Racial. O evento ocorreu na Faculdade de Direito da UFC e reuniu estudantes, pesquisadores e integrantes de movimentos sociais. A partir das 18h, será pré-lançado o Fórum de Ações Afirmativas e Educação para as Relações Étnico-Raciais do Ceará, que é uma rede interinstitucional para articular as universidades públicas (federais e estaduais) cearenses.

O encontro também contou com a participação de alunos e professores da Universidade Regional do Cariri (URCA) e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB), além de membros do grupo de trabalho Políticas de Classe e Étnico-Raciais da Associação dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (ADUFC-Sindicato). Os presentes discutiram temas como currículo, cotas sociais, políticas de acesso e permanência no ensino superior de estudantes indígenas, quilombolas e demais beneficiários de políticas públicas.

Segundo o Prof. Leandro Bulhões de Jesus, do Departamento de História da UFC e membro da Comissão de Direitos Humanos, o momento foi pensado para aproximar sujeitos que atuam no segmento da igualdade racial e para construir coletivamente um cronograma de ações conjuntas para 2020.

“Vamos conhecer aqui pesquisadores, pesquisadoras, coletivos estudantis que trabalham com a temática de relações étnico-raciais e movimentos sociais para dialogar sobre as ações de promoção de igualdade racial e de combate ao racismo, a implementação de ações afirmativas, o monitoramento e a avaliação dessas ações nas universidades públicas”, afirmou.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331