HUWC realiza Mutirão de Prevenção e Combate ao Câncer de Pele no próximo sábado (7)

Imagem: O câncer de pele é o tipo da doença mais incidente no Brasil (Foto: Fernando Frazão/AbR)No próximo dia 7 de dezembro, o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH, realiza a 20ª edição do Mutirão de Prevenção e Combate ao Câncer de Pele. O evento ocorrerá no Serviço de Dermatologia do HUWC (Rua Coronel Nunes de Melo, s/n, Rodolfo Teófilo, ao lado da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand), das 8h às 12h. 

Na oportunidade, serão distribuídas 300 fichas para atendimento. Por essa razão, recomenda-se que os interessados compareçam até as 11h de sábado.

De acordo com o chefe do Serviço de Dermatologia do Hospital, Prof. José Wilson Accioly Filho, a campanha apresenta dois objetivos centrais: diagnóstico precoce do câncer de pele e orientações sobre as medidas de fotoproteção. “Em 2018, realizamos 400 atendimentos, com a identificação de 79 casos de câncer de pele, que foram tratados cirurgicamente pelo Serviço de Dermatologia do HUWC”, acrescenta o especialista.

Ainda segundo o dermatologista, se a pessoa tem mancha ou ferida que não cicatriza e que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento, deve comparecer ao mutirão. “Pedimos para que a população fique atenta a esses sintomas específicos. Esta ação do dia 7 de dezembro não tratará outras doenças. Reforçamos isso porque sempre aparecem pessoas querendo tratar micoses e outras enfermidades relacionadas à pele e não é esse o foco do mutirão”, ressalta José Wilson. 

O especialista acrescenta, ainda, que também estão previstas atividades educativas e distribuição de filtro solar aos participantes.

Cerca de 30 profissionais de saúde e de setores administrativos estarão envolvidos na ação no Hospital. Ainda de acordo com o dermatologista, casos identificados no mutirão com necessidade de acompanhamento ambulatorial serão encaminhados para atendimento no próprio Serviço de Dermatologia do HUWC. Os casos cirúrgicos, se identificados, também serão tratados na unidade. Aqui em Fortaleza, além do Hospital Universitário Walter Cantídio, o Centro de Dermatologia Dona Libânia realiza ações semelhantes.

INCIDÊNCIA NO BRASIL – Desde 2014, a Sociedade Brasileira de Dermatologia promove o Dezembro Laranja. A ação faz parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele. Desde então, sempre no último mês do ano, são realizadas diferentes ações em parceria com instituições públicas e privadas para informar a população sobre as principais formas de prevenção e a necessidade de procurar um médico especializado para diagnóstico e tratamento.

O câncer de pele é o tipo da doença mais incidente no Brasil, com cerca de 180 mil novos casos ao ano. Quando descoberto no início, tem mais de 90% de chances de cura.

SERVIÇO
Mutirão do Câncer de Pele no Hospital Universitário Walter Cantídio
Quando – 7 de dezembro de 2019 (sábado)
Onde – Serviço de Dermatologia do HUWC (Rua Coronel Nunes de Melo, s/n, Rodolfo Teófilo, ao lado da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand)
Horário – Das 8h às 12h. Na oportunidade, serão distribuídas 300 fichas. Por essa razão, recomenda-se que os interessados compareçam até as 11h.

Fonte: Unidade de Comunicação Social do Hospital Universitário Walter Cantídio do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH – fone: (85) 3366 8183