Reunião na Reitoria discute ações para fortalecimento de empresas juniores

Imagem: Na reunião foram discutidas ações para o fortalecimento das empresas juniores na UFC e a articulação dessas iniciativas com outras instituições ligadas ao empreendedorismo (Foto: Viktor Braga/UFC)Em reunião na tarde dessa segunda-feira (2), o reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, discutiu ações visando ao fortalecimento das empresas juniores (EJ) na UFC, bem como a articulação dessas iniciativas com outras instituições ligadas ao empreendedorismo.

De acordo com Clara Laurindo, representante da Federação das Empresas Juniores do Estado do Ceará (FEJECE), um dos objetivos do encontro foi apresentar resultados das empresas juniores e elencar aspectos a serem trabalhados em 2020, no intuito de fomentar uma cultura empreendedora na Universidade.

“Em conjunto com a Pró-Reitoria de Extensão e com o professor Abraão Freires [coordenador do Centro de Empreendedorismo da UFC], pensamos em ações que podemos desenvolver para potencializar esses resultados”, disse Clara.

AÇÕES EM PLANEJAMENTO – Entre os pontos abordados, está a possibilidade de maior apoio institucional da UFC às empresas juniores, incluindo uma resolução ‒ a ser elaborada em breve ‒ que deverá regulamentar o processo de qualificação das EJs junto à UFC. Outra possível ação é a Semana do Empreendedorismo, que reuniria todas as EJs da Universidade e outros projetos de inovação.

Para o Prof. Abraão Freires, a UFC já é destaque quando o assunto são empresas juniores. Porém, é preciso avançar. “Para isso, precisamos articular, de forma intensa, bem pensada e planejada, as ações da UFC com, por exemplo, as ações da FEJECE. E precisamos também pensar em como criar mais espaços para que as empresas juniores tenham melhores condições de trabalho, como incentivar a criação de novas EJs, como melhorar a operação e a integração das EJs já existentes”, pontua.

O reitor Cândido Albuquerque afirmou ter um “carinho especial” pelas empresas juniores, e disse acreditar que elas constituem um importante caminho para a Universidade ao longo dos próximos anos. “Queremos dar cada vez mais apoio às empresas juniores, pois elas dão uma compreensão de empreendedorismo muito boa para os alunos”, reforçou.

Também participaram da reunião Guilherme Azevedo, vice-presidente da Inova empresa júnior formada por alunos da Faculdade de Economia, Administração, Atuária, Contabilidade, Finanças e Secretariado Executivo (FEAAC) , o pró-reitor de Relações Internacionais, Prof. Augusto Albuquerque, e o coordenador de Articulação Intercampi da Pró-Reitoria de Extensão (PREX), Prof. Alysson Amorim.

PRIORIDADE ‒ O planejamento estratégico da PREX para o período 2020-2021 prevê um projeto robusto para as empresas juniores, incluindo ações para: aprovar a resolução interna que regulamenta as EJs; conduzir o processo de qualificação formal das EJs junto à UFC; capacitar os estudantes para aprimorar a gestão das EJs; prospectar parcerias externas que gerem demandas para as EJs.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional ‒ fone: 85 3366 7331