Professor Esequiel Mesquita publica livro sobre preservação do patrimônio edificado

Imagem: capa do livro com foto de um prédio antigoO Prof. Esequiel Mesquita, do Curso de Engenharia Civil do Campus da Universidade Federal do Ceará em Russas, publicou o livro Engenharia do Patrimônio. A obra chama à reflexão para a importância do papel da Engenharia Civil na manutenção, preservação, reforço e reabilitação do edificado patrimonial; e resume os conceitos básicos que envolvem o trato do patrimônio histórico no âmbito da Engenharia Civil, contextualizando sua interdisciplinaridade.

Ao longo do texto, a experiência do autor é refletida ao abordar casos de estudo desenvolvidos ao longo dos últimos anos no Brasil e em Portugal, além de abordagens sobre Monitoramento da Saúde Estrutural (MSE) e Ensaios Não Destrutivos (END), que utilizam técnicas de análise que não destroem o patrimônio.

O livro apresenta também um Guia para Avaliação das Construções Históricas, demonstrado por um passo a passo; bem como os cuidados necessários durante as abordagens de avaliação e reabilitação estrutural das estruturas históricas.

A obra Engenharia do Patrimônio pode ser adquirida no site da Editora Íthala com desconto especial de pré-venda. O lançamento está previsto para o início de 2020.

SOBRE O AUTOR – Esequiel Mesquita é docente do Departamento de Engenharia Civil do Campus de Russas da UFC. É também professor convidado do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Florença, na Itália, e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil do Departamento de Engenharia Estrutural e Construção Civil da UFC e do Programa de Pós-Graduação da área de Engenharia Civil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Tem doutorado em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Desde 2014, trabalha com caracterização e monitorização das construções históricas cearenses, com apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Em 2016, recebeu o prêmio Best Young Research Paper durante o XII International Conference on Structural Repair and Rehabilitation (ICRR), no Porto. Também esteve entre os finalistas do prêmio Rodrigo Franco Melo de Andrade, pelos trabalhos realizados na área de avaliação e caracterização das construções históricas luso-brasileiras.

Atualmente é pesquisador associado do Instituto de Telecomunicações de Aveiro, em Portugal; membro expert da Associação Latino-Americana de Patologia das Construções (ALCONPAT), além de coordenador da Comissão de Estudos de Aplicações Especiais com Ultrassom da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Anteriormente foi coordenador do Laboratório de Materiais de Construção da UVA e chefe do Laboratório de Engenharia do Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (NUTEC).

Fonte: Setor de Comunicação e Produção Cultural do Campus de Russas – fone: (88) 3411 9234