Prof. Heládio Feitosa é designado para Presidência da Federação Latino-Americana de Cirurgia

Imagem: O Prof. Heládio Feitosa de Castro Filho é docente do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFC (Foto: Arquivo pessoal)O Prof. Heládio Feitosa de Castro Filho, do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina (FAMED) da Universidade Federal do Ceará, foi indicado para a presidência da Federação Latino-Americana de Cirurgia (FELAC). A escolha ocorreu na assembleia geral ordinária do XXIII Congresso Latino-Americano de Cirurgia, realizado de 3 a 5 de deste mês em Punta Del Este (Uruguai).

Conforme normas próprias da entidade, ele foi designado como Presidente Eleito, devendo assumir o cargo (para o biênio 2021-2023) no Congresso da FELAC que ocorrerá em maio de 2021, em Florianópolis (SC).

"Fico muito contente em representar nosso País e receber a indicação para este posto que só foi ocupado por brasileiros em três ocasiões, tendo sido a última vez em 1995-1997, portanto, há mais de 20 anos", declarou.

Para a UFC, o feito também tem importância especial, como comenta: "Sendo professor do Departamento de Cirurgia da FAMED-UFC e alinhado com as propostas do magnífico reitor Cândido Albuquerque, representa a oportunidade de celebração de convênios na área de formação pós-graduada, em nível de Residência Médica em Cirurgia, entre nossa Universidade e os países membros da Federação com indiscutível ganho de qualidade dessa formação e a integração Latino-americana nesta área".

DESAFIOS – Como presidente eleito da FELAC, o Prof. Heládio Feitosa aponta três grandes desafios: a implementação de protocolos de segurança em cirurgia; a elaboração de proposta de programa mínimo e uniforme de Residência em Cirurgia Geral a ser adotado em todos os países da Federação; e a defesa de remuneração adequada para os cirurgiões da América Latina.

Ele afirma ainda que a escolha "representa a retomada da liderança e do protagonismo do Brasil, em particular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, como a maior Sociedade de Cirurgiões da América Latina, além de uma grande responsabilidade pessoal no sentido de implementar os projetos mencionados anteriormente".

PRESIDENTE ELEITO – A escolha dos presidentes da FELAC segue uma sistemática própria, explica o Prof. Héladio Feitosa. É feita durante a assembleia geral ordinária, que ocorre durante os congressos bianuais da entidade. Na assembleia são apresentadas as candidaturas dos locais para sediar o congresso seguinte e o país indicado tem que designar no ato um responsável pela sua organização. O indicado, uma vez aprovado pela assembleia, está automaticamente designado como presidente eleito para o biênio que se seguirá ao congresso sob sua responsabilidade organizacional.

Assim, ele exemplifica, em 2017 o país escolhido foi o Uruguai e o coordenador proposto e aprovado, sendo então presidente eleito, foi Luis Ruso Martinez (Uruguai). "Neste ano de 2019, durante o Congresso do Uruguai, ele assumiu a Presidência da FELAC para o biênio 2019-2021. Nesta mesma ocasião, com a indicação unânime do Brasil para sediar o Congresso de 2021 e com a aprovação, igualmente unânime, do meu nome como organizador do evento, fui designado como Presidente Eleito, devendo assumir a Presidência no Congresso do Brasil e exercê-la no período de 2021-2023".

A FELAC tem, portanto, como atuais dirigentes Luis Ruso Martinez (Uruguai) para o biênio 2019-2021; Heládio Feitosa de Castro Filho (Brasil), presidente eleito para o biênio 2021-2023; e Natan Zundel (Colômbia), diretor-executivo. Os ocupantes dos demais cargos, segundo o Prof. Heládio Feitosa, serão escolhidos a partir de janeiro de 2020, em reunião da Executiva e do Conselho Diretor, formado pelos ex-presidentes.

Fonte: Prof. Heládio Feitosa de Castro Filho, do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.