Prof. Antônio Lima, do IEFES, assume cadeira nº 13 na Academia Brasileira de Educação Física

Imagem: O Prof. Antônio Barroso Lima passa a ocupar a cadeira de nº 13 da Academia Brasileira de Educação Física (ABEF) (Foto: Arlene Mesquita)O Prof. Antônio Barroso Lima, do Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES) da Universidade Federal do Ceará, é o novo membro da Academia Brasileira de Educação Física (ABEF). Em cerimônia realizada na quarta-feira (18), na sede do Conselho Regional de Educação Física da 5ª Região (CREF5), em Fortaleza, ele tomou posse na entidade, onde passa a ocupar a cadeira de nº 13.

Em seu discurso, o professor titular da UFC destacou a responsabilidade e o orgulho em integrar a primeira composição da ABEF, fundada em janeiro de 2019. "Responsabilidade, pois estou assim representando todos os profissionais do meu Estado, e orgulho, por tomar assento na cadeira em nome do primeiro profissional formado em Educação Física do Ceará, Prof. José Eduardo Barreira", disse Lima, fazendo referência ao patrono da cadeira.

Antônio Barroso Lima é doutor em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto, em Portugal. Foi diretor do Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES) e atualmente é professor titular da UFC. Tem experiência na área de educação física, com ênfase em natação, atuando principalmente nos seguintes temas: natação, biomecânica, salvamento aquático, variação intracíclica e primeiros socorros.

Participaram da solenidade de posse: Jorge Steinhilber, presidente do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF); Jorge Henrique Monteiro, presidente CREF5; Cláudio Augusto Boschi, presidente do Instituto Casa da Educação Física em Minas Gerais; Cassio Hartmann, delegado-adjunto nacional da Federação Internacional de Educação Física (FIEP, pela sigla em francês) e secretário da ABEF; Francisco Trindade Silva, delegado regional da FIEP no Ceará; e Júlio Santos Barreira, representante da família do patrono.

SAIBA MAIS – A Academia Brasileira de Educação Física (ABEF) foi criada em 11 de janeiro deste ano com o objetivo de preservar a história e a memória da educação física no País, bem como incentivar o desenvolvimento da literatura e a produção de pesquisas na área. Atualmente a ABEF é composta por 35 cadeiras, cujos patronos foram delegados da FIEP.