Professores da UFC publicam capítulos em obra internacional sobre nutrição de culturas frutíferas

Imagem: foto da capa do livro, com foto de uvas e u kiwi partido ao meioOs docentes William Natale (professor visitante sênior) e Márcio Cleber de Medeiros Corrêa (professor associado), ambos do Departamento de Fitotecnia da Universidade Federal do Ceará, são autores de dois capítulos do livro intitulado Fruit crops: diagnosis and management of nutrient constraints (Culturas de frutas: diagnóstico e manejo de restrições nutricionais), publicado recentemente pela prestigiada editora de obras científicas Elsevier.

De acordo com a descrição da publicação, trata-se da primeira obra a "relacionar holisticamente os frutos como fonte nutricional para a saúde humana às metodologias de ponta usadas atualmente para diagnosticar e gerenciar as restrições nutricionais colocadas nesses frutos".

O livro, que reúne artigos de um seleto grupo de pesquisadores de vários países, explora uma variedade de técnicas avançadas de gerenciamento, incluindo hidroponia de campo aberto, fertirrigação e biofertirrigação, uso de nanofertilizantes, gerenciamento de nutrientes baseado em sensores, gerenciamento integrado de fertilidade do solo com clima inteligente, entre outras. A abordagem dessas questões na obra abrange aplicações atuais e perspectivas futuras.

Os professores da UFC escreveram os seguintes capítulos: "Diagnosis of nutrient composition in fruit crops: latests developments" ("Diagnóstico da composição de nutrientes em culturas de frutas: mais recentes desdobramentos") e "Diagnosis and management of nutrient constraints in guava" ("Diagnóstico e manejo de restrições nutricionais na goiaba").

O primeiro mostra a evolução (com exemplos de aplicações práticas) da diagnose do estado nutricional das culturas frutíferas, citando o emprego de sistemas computacionais e de modernas ferramentas estatísticas para a melhoria da produtividade. O capítulo é de autoria dos pesquisadores Léon Etienne Parent, Danilo Eduardo Rozane, José Aridiano Lima de Deus e William Natale.

O segundo estudo, por sua vez, descreve as principais práticas de manejo da cultura da goiaba nas condições brasileiras, bem como indica doses, épocas e modos de aplicação de corretivos da acidez e fertilizantes, com o objetivo de atingir elevada produtividade. O capítulo é assinado por William Natale, Danilo Eduardo Rozane, Márcio Cleber de Medeiros Corrêa, Léon Etienne Parent e José Aridiano Lima de Deus.

O livro, direcionado principalmente a pesquisadores acadêmicos e da indústria que buscam melhorar a produção de frutas tropicais e subtropicais, está à venda no site da Elsevier.

Fonte: Prof. William Natale, do Departamento de Fitotecnia da UFC ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.