Estudantes treinados na Seara da Ciência participam de olimpíada de astronomia no Rio de Janeiro

Estudantes capacitados pela Seara da Ciência Estudantes de ensino médio treinados pelo Grupo de Astronomia da Seara da Ciência (GAS – Interestelar) da Universidade Federal do Ceará foram selecionados para a etapa presencial da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), no Rio de Janeiro. Na seletiva, serão escolhidas as duas equipes de estudantes que representarão o Brasil na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA) e na Olimpíada Latino-americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA).

Nessa etapa, os alunos são submetidos a provas teóricas discursivas, em que devem, além de solucionar as questões, demonstrar os cálculos realizados e apresentar argumentos. Também é realizado o teste Carta Celeste, que consiste em identificar estrelas, constelações e galáxias em um mapa do Céu, e o Planetário, em que os candidatos devem identificar esses elementos em um simulador do ambiente celeste.

Na Seara, equipamento de divulgação científica e tecnológica da UFC, as capacitações são conduzidas pelos professores Ednardo Rodrigues, Heliomarzio Moreira e Demerval Carneiro. Junto com os docentes, vencedores de edições anteriores das olimpíadas auxiliam os competidores. Cerca de 30 alunos de escolas públicas e particulares receberam o treinamento da Seara, que é gratuito e aberto a todos os selecionados nas etapas da OBA.

Além das aulas, realizadas semanalmente mediante agendamento prévio, são ofertados simulados teóricos e práticos. As instalações da Seara contam com observatório equipado com telescópio automatizado, telescópios manuais e salas temáticas para aulas de astronomia com mapas lunares e cartas celestes.

EXTENSÃO – Desde 2017, o GAS – Interestelar realiza treinamentos para competições nacionais e internacionais. Os alunos treinados pelo projeto de extensão alcançaram duas Medalhas de Bronze e uma Menção Honrosa na IOAA em 2017; uma Medalha de Bronze e uma Menção Honrosa na IOAA; três Medalhas de Ouro na OLAA, em 2018; uma Medalha de Bronze na IOAA; e três Medalhas de Ouro na OLAA, em 2019.

"No total, 11 alunos de escolas cearenses, em três anos, chegaram à Seleção Brasileira de Astronomia. Isso representa mais de 36,7% das medalhas do País, nesta modalidade olímpica, nos últimos três anos", destaca o Prof. Ednardo Rodrigues, da Seara da Ciência.

Após o resultado da seletiva, que será divulgado em junho, os selecionados partirão para a as etapas seletivas de treinamento, na cidade de Vinhedo, em São Paulo, e continuarão a ser instruídos pelo projeto de extensão da UFC.

Fonte: Prof. Ednardo Rodrigues, da Seara da Ciência da UFC – fone: (85) 3366 9245