Profª Laéria Fontenele assume cadeira nº 24 na Academia Cearense de Letras

Imagem: foto de uma mulher recebendo uma medalha A Profª Laéria Bezerra Fontenele, do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará, é a nova integrante da Academia Cearense de Letras. A docente assumiu, na última quinta-feira (5), a cadeira nº 24, vaga após o falecimento do Professor Emérito da UFC Pedro Paulo de Souza Montenegro.

Em seu discurso de posse, a Profª Laéria Fontenele prestou homenagens ao patrono da cadeira nº 24, o poeta simbolista Lívio Barreto, destacando que, em 2020, são lembrados os 150 anos de nascimento do escritor. O Prof. Pedro Paulo, que a antecedeu no assento da Academia Cearense de Letras, também recebeu a devida referência da docente, que lembrou as qualidades humanas e intelectuais do estudioso da Teoria Literária e da Literatura Brasileira falecido em junho de 2019.

Compuseram a mesa da solenidade de posse: Profª Angela Gutiérrez, presidente da Academia Cearense de Letras; Lúcio Alcântara, presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Ceará e ex-governador do Estado; Prof. Cândido Albuquerque, reitor da Universidade Federal do Ceará; Artur Bruno, secretário do Meio Ambiente do Governo do Estado do Ceará; Lourdinha Leite Barbosa, representando a Sociedade das Amigas do Livro e a Academia de Letras e Artes do Nordeste; José Maria Chaves, presidente da Academia dos Médicos Escritores; e Germana Montenegro, viúva do Prof. Pedro Paulo Montenegro.

CURRÍCULO ‒ Professora titular da UFC, Laéria Bezerra Fontenele é a primeira psicóloga e psicanalista a integrar o seleto grupo de membros da Academia Cearense de Letras. Possui graduação em Psicologia (1986), mestrado (1993) e doutorado (2000) em Sociologia, todos pela UFC. Atua como docente da graduação e da pós-graduação em Psicologia na mesma instituição, onde também coordena o Laboratório de Psicanálise. Dirige ainda o Corpo Freudiano Escola de Psicanálise ‒ Seção Fortaleza e integra a Academia de Letras e Artes do Nordeste (Núcleo Fortaleza).

É autora de diversos capítulos de livros, artigos de revistas científicas e de trabalhos em anais de eventos científicos nas áreas de Psicologia e Psicanálise. É autora principal das seguintes obras: A interpretação (2002); A máscara e o véu: o discurso feminino na escritura de Adélia Prado (2002). Também é autora e organizadora dos títulos: A teoria da sexualidade 100 anos depois (2005); Psicanálise: teoria, clínica e conexões (2006); e A letra, o olhar e a voz (2009).

Fonte: Laboratório de Psicanálise da UFC ‒ fone: (85) 3366 7727