"Virtude, união e força da educação superior". Leia artigo do reitor da UFC no jornal "O Povo"

A edição desta quinta-feira (12) do jornal cearense O Povo veiculou artigo do reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque. Neste mês de março, a atual gestão da UFC completou 180 dias. Leia a íntegra do artigo.

Virtude, união e força da educação superior

Recentemente recebemos a notícia de que, segundo o Times Higher Education (THE), a Universidade Federal do Ceará (UFC) é a melhor universidade pública do Norte e Nordeste do País. Esse é um dos mais importantes rankings universitários do mundo e avalia mais de 1.400 instituições de 86 países. Além disso, o Leiden Ranking 2019 já havia apontado a UFC como a mais importante instituição de ensino superior brasileira com produções de alto impacto para a comunidade científica internacional.

Tradicionalmente, indicadores acadêmicos e rankings universitários são usados como métrica para avaliar o sucesso de instituições de ensino mundo afora. Mais do que somente valores, esses dados servem para que se possa verificar – de forma crítica – o desempenho de uma universidade e seu comparativo com as demais instituições do mesmo segmento no cenário nacional e global.

Porém, a Universidade Federal do Ceará não é feita de números. A UFC é feita, primeiramente, por pessoas. São estudantes, servidores, parceiros estratégicos e, claro, toda a sociedade, que destina os recursos fundamentais para a manutenção da Instituição. Afinal, o conhecimento faz-se coletivamente. Ele surge a partir das necessidades e aspirações de todos, manifestando-se através do ensino, pesquisa e extensão de qualidade.

Para onde nossas memórias apontarem, há uma pessoa que teve sua vida transformada positivamente pelo ensino público. Você que está lendo este artigo deve conhecer alguém que estudou na Universidade Federal do Ceará. Também deve se lembrar de uma pessoa beneficiada por um dos inúmeros projetos e serviços que a UFC oferece.

Antes de me tornar professor e reitor da Universidade Federal do Ceará, também fui um dos milhares de jovens acolhidos pela educação superior pública e gratuita. Graças aos mecanismos de estímulo à permanência, como a monitoria, as bolsas de auxílio e o Restaurante Universitário, consegui concluir com sucesso minha graduação em Direito, mestrado em Ordem Jurídica Constitucional e doutorado em Educação Brasileira na UFC.

Tive minha vida transformada pela Universidade. É preciso garantir que isso continue e se multiplique para mais pessoas. Mas não conseguirei, jamais, fazer isso sozinho.

Em 2020, a UFC completa 65 anos de instalação. Há um cenário bastante desafiador pela frente, o que requer que se trabalhe de maneira ainda mais transparente, conjunta, estratégica e inovadora. Ações que estimulam o diálogo com setores produtivos, a autonomia energética e o empreendedorismo jovem são só alguns exemplos do que temos feito.

Necessitamos de novos pensamentos e práticas para confrontar anacronismos, superar crises, usando as tecnologias a nosso favor para garantir a sustentabilidade institucional e promover a Universidade como protagonista do desenvolvimento social.

A virtude unida é mais forte. É com base no lema da UFC que convido você a participar ativamente da construção do conhecimento superior público. A Universidade Federal é do Ceará. Ela pertence a todos.

Prof. Cândido Albuquerque
Reitor da Universidade Federal do Ceará