UFC receberá 678 bolsas de mestrado e doutorado do Governo do Estado do Ceará em 2020

Imagem de uma mulher fazendo pesquisa em laboratórioA Universidade Federal do Ceará receberá, já neste mês de março, 678 bolsas de pesquisa científica do Governo do Estado do Ceará, conforme anunciado nesta quinta-feira (12) pelo governador Camila Santana, em cerimônia no Palácio da Abolição. Desse total, 339 benefícios serão destinados a mestrandos e outros 339 a doutorandos, com recursos da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), órgão vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (SECITECE).

As bolsas de mestrado serão concedidas por até 24 meses, e as de doutorado, por até 48 meses, contados a partir do início do primeiro período letivo no curso. Ao todo, o governo estadual concederá 1.111 bolsas de pesquisa científica, totalizando um investimento de R$ 23,7 milhões.

A distribuição será feita às universidades públicas estaduais e federais no Ceará, a institutos parceiros do governo e a centros de ciência e tecnologia, tais como Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), entre outras instituições de ensino. A UFC receberá 61% do total de bolsas a serem concedidas.

Imagem: Pesquisadores e representantes da administração superior da UFC participaram da cerimônia no Palácio da Abolição (Foto: Divulgação)"O País precisa entender que uma nação só consegue se libertar e diminuir as desigualdades, se investir em ciência e tecnologia", afirmou o governador Camilo Santana, destacando que, neste ano, houve um aumento de 6% no número de bolsas de mestrado e de 4% no de doutorado em relação ao ano passado.

O reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, destacou que a parceria da Universidade com o Governo do Estado demonstra uma preocupação conjunta com a qualificação de profissionais no Ceará. "É muito significativo que o Governo do Estado tenha tido a sensibilidade de reservar uma importância tão expressiva de valores no oferecimento de bolsas de mestrado e doutorado", afirma.

"Isso vai refletir muito positivamente nos setores de empreendedorismo, da inovação. Esse é o caminho para colocar o estado do Ceará na linha de frente da produção de novas tecnologias. A UFC fica muito grata por essa sensibilidade do Governo do Estado. Tenho certeza de que os frutos serão colhidos por toda a sociedade", complementa Albuquerque.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331