Procurar no portal

Comitê de Enfrentamento da COVID-19 da FAMED lança nota técnica sobre isolamento social no Ceará

banner nota técnica A Faculdade de Medicina (FAMED) da Universidade Federal do Ceará, por meio do Comitê de Enfrentamento da COVID-19, lançou nesta segunda-feira (13) uma nota técnica a respeito do isolamento social no Ceará e no Brasil. O documento aponta a importância da manutenção das medidas de isolamento como estratégia fundamental e cientificamente embasada para evitar a disseminação rápida e ampliada do novo coronavírus (SARS-COV-2/COVID-19).

Segundo o diretor da Faculdade de Medicina da UFC, Prof. João Macedo Filho, a nota é resultado das constantes avaliações do Comitê de Enfrentamento da COVID-19 da FAMED, que vem se reunindo duas vezes por semana para acompanhamento do avanço da doença no estado.  Afirma o diretor que o momento atual é crítico quanto ao controle do número de casos. "Achamos importante lançar essa nota porque entendemos que o isolamento social é fundamental para o achatamento da curva. O pico vai se dar no final de abril, início de maio, e esse é um momento crítico porque a doença começa a se expandir para áreas menos favorecidas economicamente em Fortaleza e para cidades do Interior, com menos capacidade de atendimento, e isso traz um cenário epidemiológico diferente", ressalta. 

O Comitê de Enfrentamento da COVID-19 da FAMED reúne representantes dos Departamentos da unidade acadêmica, além de infectologistas, médicos de família e especialistas em epidemiologia e saúde pública.

O texto da nota técnica comenta a experiência de flexibilização das medidas de distanciamento social de países como Itália, Inglaterra e Estados Unidos, política que define com "resultados dramáticos". "O foco apenas em ações voltadas para os casos sintomáticos respiratórios e/ou para populações de maior risco, como pessoas idosas, é reconhecidamente uma estratégia insuficiente", destaca.

As implicações econômicas da pandemia também são abordadas na nota. "Temos consciência do impacto socioeconômico que as medidas atuais de enfrentamento do SARS-COV-2 podem impor à sociedade, porém os efeitos sobre a saúde e a vida das pessoas seriam ainda mais devastadores", alerta.

A nota técnica ainda sugere a ampliação do período de isolamento social no Ceará até o início de maio. "Com base nos dados atualmente disponíveis, recomenda-se que a determinação de isolamento social por parte do Governo do Estado do Ceará, via decreto, seja ampliada pelo menos até o início do mês de maio, quando as tendências epidemiológicas deverão ser reavaliadas".

Confira o texto completo da nota técnica.

Fonte: Faculdade de Medicina da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300