Procurar no portal

Podcasts produzidos por estudantes da UFC abordam e refletem sobre o período de isolamento

Imagem: Desenho com duas pessoas se comunicando em janelas de um prédioEnquanto as atividades acadêmicas presenciais na Universidade Federal do Ceará não retornam, estudantes e professores da UFC têm criado estratégias para continuar o aprendizado viabilizado por projetos de extensão e grupos de tutoria. Seguindo tendência que se consolidou nas últimas semanas, a produção universitária de podcasts ‒ conteúdos em áudio que podem ser escutados quando o ouvinte determina, em seus dispositivos digitais ‒ agora se volta ao período de isolamento social em virtude da pandemia da COVID-19.

Uma das novidades é o podcast Papo de Quarentena, produzido por estudantes do Curso de Jornalismo. Com episódios postados semanalmente, às quartas-feiras, com duração média de 30 minutos, o programa conecta a comunidade acadêmica e a população a diversas informações acerca do período de isolamento social para o enfrentamento do novo coronavírus. O primeiro episódio, com dicas, informações e depoimentos de especialistas da área da saúde mental, foi publicado na última sexta-feira (17) e está disponível nos apps Spotify e Deezer, além da plataforma Anchor.

O podcast integra as ações do projeto de extensão RádioWeb Cruzamento, coordenado pelo Prof. Ismar Capistrano. Nele, os estudantes do Curso de Jornalismo da UFC produzem conteúdo radiofônico sobre diversos assuntos regionais, nacionais e internacionais à luz de questões de cidadania, jornalismo, esportes e cultura pop.

Outras informações sobre o Papo de Quarentena estão nos perfis do podcast no Facebook e no Instagram.

O Programa de Educação Tutorial (PET) do Curso de Filosofia da UFC também está produzindo um podcast nestes tempos de quarentena. É o Chat Filosófico, cujo primeiro episódio discutiu o tema "Visão holística e aspectos humanos e naturais diante da pandemia de COVID-19".

Imagem: Arte com os convidados do primeiro episódio do podcast "Chat Filosófico"O Chat Filosófico foi pensado, idealizado e está sendo desenvolvido pelos 13 membros do PET, seja colaborando com ideias, chamando convidados, revezando-se nas entrevistas, na edição e na promoção do programa. Segundo o Prof. Hugo Filgueiras, tutor do grupo, "o podcast já estava no nosso planejamento, mas, como surgiu a situação da pandemia, decidimos no momento fazer reflexões sobre a situação que estamos vivendo e como a filosofia ajuda nesse processo", esclarece. Ainda de acordo com o professor, o podcast foi uma forma "de ajudarmos a comunidade com aquilo que a filosofia faz de melhor: refletir".

Segundo o Prof. Hugo, os próximos temas a serem tratados pelo Chat Filosófico são: lugar de fala; produção e consumo de arte na quarentena; filosofia e saúde mental; e democracia e crise política em tempos de crise. "É uma experiência desafiadora, em vários aspectos. Inicialmente todos estamos tensos por causa da situação de calamidade, da possibilidade de nós ou algum dos nossos adoecer, além das implicações políticas e de condições de sobrevivência da população. O roteiro, a gravação e a edição são feitos pelos alunos, é tudo mérito deles, que, nessa escassez e nesse isolamento, têm dado o melhor de si", afirma o tutor.

O Chat Filosófico está disponível no Spotify, no Youtube e nas plataformas Radio Public e Anchor, entre outras.

Além do podcast, o PET de Filosofia também promove o projeto Live Filosófica, pelo perfil no Instagram do grupo. A primeira transmissão discutiu aspectos da sociedade e das mídias sociais em tempos de pandemia.

VEM AÍ ‒ Outros dois podcasts voltados ao período de quarentena e produzidos na UFC serão lançados nos próximos dias: PETscaria: um papo leve sobre psicologia, ciência e cotidiano, do PET do Curso de Psicologia do Campus de Sobral, e Comunicast, do PET dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda (PETCom).

O PETscaria "surgiu a partir da demanda de falar sobre as emoções em período de quarentena, uma vez que temos nos deparado com muitos relatos de sofrimento psíquico em razão da quarentena", explica o tutor do PET de Psicologia de Sobral, Prof. Rodrigo Maia.

Já o Comunicast será uma série de programas que discutirá sobre ética na Comunicação durante a pandemia da COVID-19. Segundo o Prof. Robson Braga, tutor do PETCom, a série já está toda roteirizada e em breve será disponibilizada.

Fontes: Prof. Ismar Capistrano, do Curso de Jornalismo da UFC ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Prof. Hugo Filgueiras, do Curso de Filosofia da UFC ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300