Campus de Crateús promove cursos e palestras on-line durante suspensão de atividades presenciais

Campus de Crateús da UFCPara contornar as dificuldades que o distanciamento social causado pelo coronavírus traz, o Campus de Crateús da Universidade Federal do Ceará tem desenvolvido atividades a distância para continuar fomentando o conhecimento e o ensino para os discentes, como minicursos e palestras on-line voltados a cada graduação e também à comunidade em geral.

As atividades são promovidas desde o início de abril pelos cinco cursos de graduação (Engenharia de Minas, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Ciência da Computação e Sistemas de Informação), pela Divisão de Apoio Educacional (DAE) e pela Biblioteca do Campus de Crateús.

Para os discentes, as ações são inclusive contabilizadas como horas de atividades complementares, de acordo com as diretrizes da Universidade. As atividades a distância tem sido realizadas pela unidade com o auxílio da ferramenta Meet do Google, própria para reunir pessoas remotamente.

A lista de atividades de cada curso pode ser acessada no site do campus. As datas e horários para as ações dos Cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação ainda estão sendo definidas.

DAE E BIBLIOTECA – Uma das palestras desenvolvidas pelo DAE terá como tema "Inclusão tem a ver com todos nós", a ser ministrada pelo representante da Secretaria de Acessibilidade da UFC Davi Cândido no dia 27 de abril, às 15h. O link para a reunião pode ser acessado aqui.

Já a Biblioteca do Campus de Crateús, além de promover minicursos voltados ao ensino sobre normalização de trabalhos acadêmicos, elaboração de currículos e de artigos científicos, também tem feito divulgações de ferramentas e produtos que possam auxiliar na realização dos estudos remotos, como podcasts e cursos gratuitos.

A biblioteca também realiza atendimento por e-mail e mensagens, através dos canais WhatsApp (88 99610 9916), Facebook e Instagram, para tirar dúvidas e auxiliar os usuários. As ações podem ser acompanhadas por meio das páginas da biblioteca nas redes sociais.

"Designamos uma comissão para articular com professores e servidores técnico-administrativos o desenvolvimento de várias ações: produção de material em formato digital, palestras, minicursos, revisão de disciplinas, encontros de grupos de pesquisa etc.", afirma o diretor do Campus, Prof. Lívio Antônio Melo Freire. "O material produzido tem sido, na medida do possível, armazenado para permitir a utilização no futuro a quem está sem acesso à Internet no momento."

O diretor ressalta ainda que os diversos setores do campus estão funcionando por atendimento remoto para auxiliar os estudantes. Além da biblioteca, funcionam as coordenações e secretarias e os serviços de psicologia, de apoio educacional e de orientação nutricional.