#Tamojunto: lições inspiradoras de solidariedade para encarar a pandemia

Logomarca da seção BuzzUFC com a hashtag #tamojuntoChegamos a mais um #sabadou sem saber quanto tempo essa situação de distanciamento social vai durar (se você também não aguenta mais essa tensão, bate aqui ✋). Para começar o #fds, o BuzzUFC apresenta exemplos de professores e estudantes da Universidade Federal do Ceará que encontraram soluções inspiradoras para a prática do ensino e do aprendizado remoto, sem deixar de lado o cenário da pandemia de COVID-19.

A gente fez uma lista com várias lições de empatia que estão ajudando a enfrentar os desafios impostos pelo #coronavírus:

Cestão de empatia

Animação do personagem Garfield batendo na barriga cheia

A cada atividade enviada pelo aluno no SIGAA, o Laboratório de Estrutura de Dados (LED) doa 1kg de alimento para o projeto @russascontracovid, uma iniciativa incrível da Include - Empresa Júnior de Engenharia de Software e Ciência da ComputaçãoTatiane Fernandes, professora do Campus da UFC em Russas.

Arrecadamos alimentos com os servidores do Campus Quixadá para doação, na semana que vem, ao Espaço da Misericórdia, entidade que distribui refeições a pessoas em situação de vulnerabilidade social – Enyo Gonçalves, professor do Campus da UFC em Quixadá.

Difícil encontrar alguém preparado para o que tem acontecido em 2020, não é? 😕 Como a pandemia evidenciou a situação de desigualdade social em nosso país, estão ocorrendo verdadeiras forças-tarefa em alguns campi para que as contribuições solidárias cheguem a quem mais precisa. No Campus de Russas, a professora Tatiane Fernandes encontrou uma maneira de manter os alunos envolvidos (já que os memes nas atividades remotas não estavam funcionando 🤣), além de engajar a comunidade do campus em uma campanha que ultrapassou os limites da Universidade.

Ela vem conseguindo adesão dos alunos na seguinte missão: a cada atividade enviada por estudante no SIGAA, o Laboratório de Estrutura de Dados doa um quilo de alimento não-perecível ao projeto Russas contra a COVID. "Estamos neste momento preparando uma nova atividade e esperando um novo recorde de envios", antecipa.

Já em Quixadá, os servidores docentes e técnico-administrativos fizeram um mutirão para doar alimentos. A arrecadação acabou hoje, mas quem quiser pode ajudar diretamente o Espaço da Misericórdia, vinculado à Diocese de Quixadá (Banco do Brasil – Agência: 0241-0, conta-corrente: 51913-8, CNPJ: 32.898.562/0001-90). ❤️ Bora ajudar a encher a barriga das pessoas e começar o final de semana de coração quentinho?

Cuidar é uma arte

Animação de fihlhotes de gato fazendo massagem um no outro

Tenho falado por telefone com os participantes do grupo terapêutico de apoio ao luto e também enviado florais de Bach por motoboy. Além disso, tenho postado toda semana alguma técnica de autocuidado no SIGAA, para que as pessoas possam fazer de onde estiverem – Ângela Souza, professora do Departamento de Enfermagem e coordenadora do PLUS+.

O NEAIDS está divulgando no mínimo três posts semanais sobre cuidados pessoais na vigência da COVID-19 para população geral e com HIV. Também estamos fazendo ligações telefônicas para pacientes soropositivos, para tirar algumas dúvidas deles sobre a pandemia – Gilmara Holanda, professora do Curso de Enfermagem da UFC e vice-coordenadora do NEAIDS.

O pessoal do Curso de Enfermagem é muito "itimalia"! 🥰 Conversamos com a professora Ângela Souza, coordenadora do Projeto Integrado de Pesquisa e Extensão em Perda, Luto e Separação (PLUS+), que garantiu que as atividades do projeto seguem a todo vapor, mesmo durante a quarentena.

Dedicado a apoiar pessoas em situações de luto, o grupo deu um intervalo, mas o ombro amigo segue sendo oferecido remotamente com muito carinho, ajuda mútua e paciência. No momento, não há reuniões presenciais. Mas algumas das terapias seguem sendo ofertadas via delivery (como os #FloraisdeBach) e a distância (no caso de técnicas que os pacientes podem aplicar em si mesmos, com a orientação da coordenação).

Já o Núcleo de Estudos em HIV/AIDS e Doenças Associadas (NEAIDS), ligado ao mesmo departamento, desenvolve ações direcionadas às pessoas vivendo com #HIV, seus familiares e cuidadores. Os atendimentos individuais e em grupo estão suspensos, mas a tecnologia já entrou em ação para deixar todos mais informados – e mais pertinho emocionalmente. 💖

La Casa de Papel

Animação de uma pessoa passando a mão pelas lombadas de vários livros

Nós, professores da Cultura Hispânica, começamos uma série sobre sugestões de leitura em espanhol e, até o fim do Mês do Livro, seguiremos com essas postagens, com a participação de professores, de amigos da casa e dos nossos alunosAyla Martins, professora da Casa de Cultura Hispânica.

Ontem foi comemorado o Dia Mundial do Livro, data instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). O dia não foi escolhido à toa, tá, meu bem? 💁🏻 O 23 de abril reúne o aniversário de escritores célebres como William Shakespeare e Miguel de Cervantes, além de ser o Dia de São Jorge (ou Sant Jordi na província espanhola da Catalunha, região da qual é padroeiro). Na Catalunha, aliás, é comum que as pessoas se presenteiem nesta data com livros e rosas, fazendo referência tanto à comemoração literária quanto à roseira citada na tradição religiosa de São Jorge. 📖 🌹

A equipe da Casa de Cultura Hispânica comemora anualmente a data com o Abril Literário e muitas atividades envolvendo prosa, poesia, música e cultura. Neste ano, infelizmente, o evento não pôde acontecer, mas os professores da CCH fizeram, no Instagram, uma série sobre a importância do livro, sugestões de obras em espanhol e leituras ao vivo. Nesses dias de isolamento, muitos de nós passamos a valorizar mais o prazer de uma leitura – e fica ainda melhor se for com aquele sotaque "errrpanhol". 💃🏻

Vou fazer uma #live

Vídeo de uma pessoa segurando um smartphone na mão e assistindo uma live

A gente tem disponibilizado lives com temas de saúde mental, textos científicos de melhor acesso. É também um canal de depoimentos, onde a comunidade em geral tem expressado como está sendo este períodoSuely Costa, professora do Curso de Psicologia do Campus de Sobral.

"Ai, Gabi, só quem viveu sabe..." 🤦🏻‍♂️. A saúde mental está na pauta do dia com a situação de distanciamento social que, ao lado das medidas de higiene, é o principal mecanismo de prevenção contra o novo coronavírus. Mesmo quem tem a opção de permanecer dentro de casa ainda precisa dar conta das obrigações de maneira remota, e isso pode causar muito desconforto e ansiedade. Por isso, foi pensado um novo canal de expressão e informação sobre cuidados com a saúde mental nesse período, a ação Vida em Quarentena.

Imagina aí um #megazord interdisciplinar envolvendo a Liga de Saúde Mental da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), o projeto de extensão em Avaliação Psicológica da UFC – Campus Sobral e o PET de Psicologia da UFC? Só podia sair coisa boa! Além de ser um espaço para compartilhar relatos de estudantes, profissionais e da própria comunidade da região, o projeto tem feito no Instagram publicações informativas, lives com cientistas e profissionais de saúde, disponibilização de textos científicos e respondido dúvidas da população, além de ser um lugar de escuta e acolhimento. Own! 🤝 💕

Inspira, respira e não pira

Personagem Sheldon, da série Big Bang Theory, respira em um saco de papel

Estamos fazendo acompanhamento remoto aos pacientes do nosso programa de reabilitação pulmonar. Estudantes da Liga telefonam duas vezes por semana para orientá-los, na maioria idosos com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, sobre como fazer em casa os exercíciosRafael Mesquita, professor do Departamento de Fisioterapia e coordenador da Liga de Fisioterapia do Pulmão.

Tudo tem uma primeira vez! 🆕 ✔️Nessa pandemia, foi a "estreia" dos estudantes que participam da Liga de Fisioterapia do Pulmão, projeto de extensão deste departamento, na experiência de teleatendimento. O coordenador do grupo, professor Rafael Mesquita, adaptou os exercícios que eram realizados em atendimentos presenciais para que os estudantes pudessem guiar a prática via telefone, possibilitando aos pacientes realizarem em casa os exercícios de reabilitação.

"Para os alunos, tem sido um aprendizado lidar com essa situação nova. Apesar de ter sido repentina, o que inviabilizou um treinamento mais aprofundado, temos conseguido realizar o trabalho e vimos que é uma opção possível", acrescenta. Com uma média de idade de 66 anos e capacidade respiratória comprometida pela Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, as pessoas atendidas também têm ouvido dos membros da liga o já conhecido #ficaemcasa e recebido orientações preventivas quanto ao COVID-19.

Vamos jogar um pouquinho?

Personagem de Macaulay Culkin no filme Esqueceram de Mim sorri para a câmera

Temos realizado várias atividades on-line dentro da disciplina de Jogos Cooperativos, que nossos alunos estão realizando de maneira remota. Mesmo no isolamento social, damos continuidade ao trabalho acadêmico com os alunos de Educação Física sobre ludicidade, brincadeiras e jogosMarcos Teodorico, professor do Instituto de Educação Física e Esportes.

Com a suspensão das atividades presenciais também nas escolas, muitas mães e pais estão surtand... digo, tendo a difícil missão de organizar trabalho, isolamento social e atividades escolares/recreativas das crianças em um só ambiente: a casa. 😱 🏠 Como o universo lúdico é objeto de estudos e práticas no Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES), o Centro de Estudos sobre Ludicidade e Lazer (CELULA) vem produzindo conteúdo super interessante!

"Já transmitimos, no meu Instagram e no do CELULA, lives sobre jogos eletrônicos, atividades recreativas, brincadeiras no período de isolamento, brinquedos artesanais e robótica, onde batemos papo com vários especialistas", conta o professor Marcos Teodorico, coordenador do CELULA. Além de conversar com a galera 🔝 no assunto, eles têm publicado tutoriais de brincadeiras e trabalhado em manuais, direcionados aos pais, sobre consumo responsável e higienização de jogos e brinquedos, assuntos mais que importantes em tempos de pandemia. Cadê meu álcool gel?

Testando… Oi, som! Oi, podcast!

Personagem Ron, da série Parks & Recreation, escuta música em fones de ouvido

Mesmo com o isolamento social, alguns projetos do Curso de Jornalismo têm se prontificado a realizar produções. O primeiro programa foi o Continente, dedicado à agenda do jornalismo e das relações internacionais. Um outro é o Papo de Quarentena, podcast veiculado na webrádio dos alunos e focado na questão da saúde mentalRafael Rodrigues, professor do Curso de Jornalismo.

Já que tudo que a gente vem vivendo rende não só lágrimas 🙊, mas também assuntos para muitas conversas, alguns projetos do Curso de Jornalismo, especialmente os de extensão e o Programa de Educação Tutorial (PET), têm produzido podcasts que tratam da pandemia e dialogam com a sociedade sobre a crise sanitária. 💬 "Como professores da área, nós compreendemos que esse é um momento bastante complexo e instigante", conta o professor Rafael Rodrigues.

Aliás, você sabia que o Brasil já é o 🔝 2 do mundo em consumo de podcasts, programas de áudio com distribuição exclusiva por meios digitais? É o que diz a pesquisa Podcast Stats Soundbites. A "podosfera" na UFC tem crescido consideravelmente nos últimos dois anos, e essa mídia veio mesmo para ficar como recurso informativo e até didático. Nessa matéria da Rádio Universitária FM, o jornalista e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Bruno Balacó fala sobre sua pesquisa que já identificou 14 podcasts sobre os mais diversos assuntos, produzidos por alunos, servidores técnico-administrativos e professores da casa. 🎙🗣 A esses, somou-se nesta semana mais um, o PapoCom, produzido pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFC e pelo grupo de pesquisa PráxisJor. E aí, tá esperando o que para procurar os fones e escutar T-O-D-O-S?

Estou contando que você #fiqueemcasa 📈

Animação mostra sol se pondo atrás da estátua de Iracema, em Fortaleza

Fizemos uma pesquisa sobre a vida social em meio à pandemia do coronavírus, respondida por 1977 moradores de Fortaleza. Os resultados demonstram que há grande circulação pelo território da cidade, com fortes riscos para as periferiasDanyelle Nilin Gonçalves e Irapuan Peixoto Filho, professores do Departamento de Ciências Sociais.

Os números não mentem! Pelo visto nem todo mundo está ficando em casa, não é mesmo?! Que os decretos estaduais de isolamento social modificaram a vida de muita gente não é segredo. 🤷‍♂️ Mas como tudo isso muda os “corres” nossos de cada dia, dependendo da região da cidade? 🤔 Eis a questão. Os professores Danyelle Nilin Gonçalves e Irapuan Peixoto Lima Filho, do Laboratório de Estudos em Política, Educação e Cidade (LEPEC), vinculado ao departamento de Ciências Sociais da UFC, acabam de divulgar o relatório “A vida na Quarentena”.

Dedicada aos deslocamentos e aglomerações de pessoas em Fortaleza, a pesquisa foi realizada entre os dias 8 e 11 de abril, por meio de formulário eletrônico repassado via redes sociais (Facebook e WhatsApp). Inclusive os dois professores estão bem famosos, já que o levantamento ganhou destaque em jornais e emissoras de televisão de circulação nacional.

Os resultados foram preocupantes: 😷 moradores da periferia da cidade são os que menos cumprem o distanciamento social – principalmente pela obrigação de deslocamento para o trabalho. Essas regiões de Fortaleza acumulam um triste indicador: o de maior percentual de mortes com relação aos casos confirmados de COVID-19. A expectativa da equipe do LEPEC é de que o relatório ajude o Estado na tomada de decisão e na formulação de políticas públicas. Alô, Camilo! 🔊

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.