Estudantes das residências universitárias fazem teste para COVID-19 na manhã desta terça-feira (5) na Reitoria

ft 200505 teste 1Os alunos que vivem nas residências universitárias da Universidade Federal do Ceará fizeram, na manhã desta terça-feira (5), a aplicação de testagem rápida para COVID-19. Os testes foram realizados na Reitoria por profissionais do Hospital São José.

Atualmente, existem 123 alunos morando nas residências universitárias da UFC, já que o restante dos residentes voltaram para as casas de suas famílias no interior ou em outros estados. Segundo a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Profª Geovana Cartaxo, todos os 123 alunos foram previamente cadastrados no Hospital São José para que pudessem receber a testagem. “A realização dos testes é uma demanda dos próprios alunos e isso dará mais tranquilidade a eles”, informa.

A articulação com o Hospital São José foi feita pelo vice-reitor da UFC, Prof. Glauco Lobo. “Estamos partindo dos mesmos princípios que vêm seguindo os países mais desenvolvidos, que é a realização de testes em um contingente maior possível de pessoas. Isso nos permite ter dados mais concretos para balizar nossas ações de combate ao vírus”, explica o professor.Alunos em fila na Reitoria para realizar teste

Glauco Lobo aponta que os residentes são uma população da UFC com maior vulnerabilidade, por estarem mais aglomerados. Por esta razão, explica, a Universidade está dedicando maiores esforços a este grupo.

Para além deste grupo, o vice-reitor adianta que ainda serão realizadas outras campanhas de testagem com a comunidade universitárias. Com testes que já vêm sendo adquiridos com recursos disponibilizados pelo MEC, ele informa que a meta é testar cerca de 10 mil pessoas, entre discentes, docentes e técnico-administrativos de toda da UFC, na capital e no interior. “É uma ação ambiciosa, mas temos que ser ambiciosos. Chegamos a esse número com base em estudos considerando toda a comunidade universitária. Vamos fazer o possível para enfrentar essa pandemia da melhor maneira”, defende o professor.

Fonte: Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.