Ações da UFC de enfrentamento da COVID-19 integram Observatório de Tecnologias do INPI

Imagem: fundo azul e preto com desenhos que representam o coronavírus. No plano principal, o nome Observatório de Tecnologias Relacionadas à COVID-19 na cor brancaDesde o início da pandemia do novo coronavírus, a Universidade Federal do Ceará tem-se destacado com ações e pesquisas de enfrentamento da COVID-19. Duas delas, a Plataforma Colaborativa de Ações #ufcevocecontraocoronavirus e o capacete de respiração assistida ganharam destaque nacional ao serem incluídas no Observatório de Tecnologias Relacionadas à COVID-19.

Criado pelo Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI), o observatório tem o objetivo de divulgar tecnologias que podem ter utilidade no desenvolvimento de ações globais e locais de combate à doença, facilitando aos atores do sistema de inovação brasileiro o acesso a informações.

A diretora da Divisão de Suporte à Propriedade Intelectual da Coordenadoria de Inovação Tecnológica (UFC Inova), Lívia Maria Queiroz Lima, explica que o observatório serve para mapear as tecnologias relacionadas à COVID-19, além de ser uma ferramenta de consulta para que as pessoas tenham acesso a ações que podem gerar propriedade industrial. “Daí a importância de a Plataforma [Colaborativa da UFC] estar em um observatório de uma autarquia federal que está mapeando o que tem sido feito no País inteiro e ser considerada uma tecnologia nova, uma inovação”, comenta.

Lançada em março, a Plataforma Colaborativa da UFC já reúne cerca de 130 ações desenvolvidas pela comunidade universitária no contexto da pandemia do coronavírus, tais como pesquisas, produções de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), doações de produtos de limpeza e higiene, atendimentos médico e psicológico e elaboração de cartilhas e materiais educativos. As atividades são cadastradas por meio de formulário eletrônico para serem consultadas e divulgadas à sociedade.

Para Lívia, a plataforma inova no fato de mapear e reunir ações desenvolvidas pela UFC sobre o coronavírus. “A partir do momento em que a gente faz algo novo para a Universidade, novo para a região e para o País, isso é uma inovação”, observa, lembrando que a ideia é que a plataforma seja melhorada e valorizada para mapear outras pesquisas e tecnologias realizadas pela UFC. “A plataforma é um braço do que a gente quer desenvolver na UFC em inovação”, afirma.

CAPACETE – Algumas ações disponibilizadas na plataforma, inclusive, já estão no Observatório de Tecnologias Relacionadas à COVID-19 do INPI. É o caso do capacete de respiração assistida, desenvolvido em uma força-tarefa envolvendo a UFC, a Universidade de Fortaleza (UNIFOR), a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), através do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará), e, ainda, com o apoio da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) e da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).

O equipamento, que prevê a utilização de um mecanismo de respiração artificial não invasivo, aparece no observatório na subárea Ventiladores/Respiradores Mecânicos, ao lado de notícias de pesquisas realizadas em outras universidades e centros de estudos, tais como Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal da Paraíba e Universidade de Oxford.

Leia também: Pesquisas e tecnologias sobre COVID-19 devem ser informadas e podem compor obervatório nacional

Fonte: Grupo de Trabalho para Ações de Enfrentamento à COVID-19 – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.