Nota de falecimento: professor aposentado Gilmário Mourão Teixeira, da Faculdade de Medicina

Professor Gilmário Mourão (Foto: acervo pessoal)A Universidade Federal do Ceará comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Gilmário Mourão Teixeira na madrugada dessa segunda-feira (11). Médico, o Prof. Gilmário era um nome consagrado no campo da tisiologia (estudo da tuberculose), tendo-se destacado internacionalmente no combate à doença. Ele completou 100 anos em dezembro passado.

Natural da cidade de Jaguaribe, Gilmário ingressou como professor catedrático de Patologia Geral da FAMED ainda em 1950, quatro anos antes da institucionalização da própria UFC. Com graduação pela Faculdade de Medicina da Universidade do Recife, atualmente Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), de 1943 a 1948, ele tornou-se doutor na área, também pela UFPE, em 1956. Além de ensinar na UFC, o professor passou a ser docente, em 1951, da Escola de Enfermagem São Vicente de Paulo.

Na UFC, foi ainda membro do Conselho Universitário, diretor e professor do curso de especialização em Pneumologia, chefe do Departamento de Medicina Preventiva e membro do Conselho Departamental da Faculdade de Medicina. Teve papel de destaque em organismos nacionais e internacionais voltados para o combate à tuberculose, como a Organização Pan-Americana da Saúde e a Organização Mundial da Saúde.

A UFC se solidariza com familiares, amigos e colegas neste momento.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.