MEAC e HUWC recebem doação de 5 mil equipamentos de proteção individual da Grendene

Imagem: Máscaras e aventais estão entre os produtos doados pela Grendene (Foto: Banco de Imagens do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh)O Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), integrantes do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará e da rede de hospitais universitários federais gerenciados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), receberam a doação de mais de 5 mil unidades de equipamento de proteção individual (EPI) para seus profissionais de saúde. Os EPIs, recebidos no último dia 7, foram doados pela empresa Grendene a partir de articulação entre a administração superior da UFC e o empresário Júlio Ventura.

Os lotes constam de 2.000 protetores faciais, 1.080 protetores para os pés, 1.020 aventais brancos descartáveis e 1.020 toucas, que vão reforçar o estoque do HUWC e da MEAC. O superintendente do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH, Prof. Carlos Augusto Alencar Júnior, faz questão de registrar "agradecimento especial" tanto ao reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, e ao vice, Prof. Glauco Lobo, como à direção da empresa Grendene. Para o superintendente, os equipamentos são absolutamente essenciais para proteger aqueles trabalhadores que atuam neste contexto da COVID-19.

Para ele, esse tipo de colaboração vinda da sociedade é da maior importância. "Termos ao lado da gente empresas, pessoas físicas e jurídicas que sejam capazes de nos auxiliar, nos impulsionar a fazer aquilo que mais sabemos fazer, que é cuidar bem das pessoas, é fundamental", diz. Acrescenta que doações serão bem-vindas.

Sempre com o compromisso de bem assistir seus pacientes, o Complexo Hospitalar inaugurou, em 20 de abril, sua unidade própria de atendimento a casos suspeitos ou confirmados de COVID-19. A unidade comporta 11 leitos de enfermaria e 6 leitos de UTI destinados a pacientes que apresentem sintomas de síndrome gripal e passem a se tornar suspeitos de COVID-19 durante o período de internação no HUWC ou na MEAC.

Além disso, atento às medidas de segurança, o complexo mantém esforços para manutenção da garantia de EPIs e realizou, no mês passado, a compra de 5.858 kits de teste rápido, quantidade que atende todo o quadro de colaboradores, de todos os vínculos, incluindo residentes.

COMO FAZER DOAÇÕES – Caso pessoas físicas ou jurídicas, a exemplo da Grendene, tenham interesse em colaborar fazendo doações de insumos e equipamentos (a legislação não permite doações em dinheiro), os contatos podem ser feitos com a Gerência Administrativa do Complexo Hospitalar UFC/EBSERH pelo celular institucional (85) 99136 3905.

Leia mais: Criada plataforma que agrega todas as ações de enfrentamento ao novo coronavírus na UFC

Fonte: Prof. Carlos Augusto Alencar Júnior, superintendente do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH – fone: (85) 3366 8601