COVID-19: UFC realiza nova etapa de testes em residentes e adquire lote para testagem de servidores e mais estudantes

Imagem: Os testes para detecção do coronavírus tiveram início em alunos que moram nas residências universitárias e naqueles que são beneficiados com o auxílio-moradia (Foto: Geovana Cartaxo)A Universidade Federal do Ceará, no esforço de combater a pandemia do novo coronavírus, adquiriu lote de 13.460 testes rápidos para detecção da COVID-19, no valor de R$ 1.413.300,00, com previsão de chegada na próxima semana. Serão destinados à testagem de servidores docentes e técnico-administrativos, terceirizados e estudantes. O cronograma e o procedimento para obedecer às normas sanitárias serão divulgados em breve.

Já nesta segunda-feira (18), a UFC dá prosseguimento à aplicação de testes rápidos em alunos que moram nas residências universitárias e naqueles que são beneficiados com o auxílio-moradia com o restante do lote de 150 testes rápidos obtido numa articulação entre o vice-reitor da UFC, Prof. Glauco Lobo, e o Hospital São José.

A primeira fase desses testes ocorreu no último dia 5, quando, de acordo com o vice-reitor, cerca de 50 alunos foram atendidos. O Prof. Glauco Lobo explica que os residentes são "o primeiro grupo a ser testado pela necessidade de monitorar as condições de saúde desses discentes e pela responsabilidade que a Universidade tem com esses jovens [que moram em instalações da UFC ou recebem auxílio-moradia, benefícios que são concedidos sob coordenação da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis]".

MAIS TESTES – Como parte do empenho da administração superior em conjunto com o Comitê de Enfrentamento à COVID-19 na UFC em combater a pandemia do novo coronavírus é que foram adquiridos os mais de 13 mil testes rápidos, que permitirão atender um número maior de pessoas que integram a comunidade universitária.

Além desse lote que deverá chegar na próxima semana e foi adquirido com recursos obtidos pela UFC do Ministério da Educação, com articulação coordenada pelo reitor Cândido Albuquerque, a Reitoria também encaminhou demanda ao Governo do Estado solicitando mais testes.

O titular da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD), Prof. Almir Bittencourt, acrescenta que a UFC está adquirindo ainda 6 mil testes do tipo PCR, no valor de R$ 500 mil. "Estamos providenciando hoje o empenho e compra desses testes", diz ele. A empresa irá informar quando serão entregues. Além disso, a PROPLAD também encaminha a compra de kits de extração de RNA viral.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.