Encontros Universitários 2019: mais de 1.500 trabalhos estão inscritos para apresentações orais

Imagem: As apresentações orais ocorrerão em salas virtuais e poderão ser vistas por qualquer pessoa interessadaAlém de palestras com grandes nomes da ciência, diversas oficinas virtuais e ampla programação cultural, os Encontros Universitários 2019 (EU2019) em Fortaleza traz, de 20 a 22 de maio, um total de 1.516 apresentações orais de trabalhos, a serem realizadas em formato de videoconferência.

A programação completa das apresentações orais e o link de todas as salas virtuais das videoconferências estão disponíveis no site dos EU2019 e na plataforma virtual criada exclusivamente para o evento (eu2019.ufc.br).

Os dias e horários de cada apresentação podem ser consultados pelos participantes, na aba "Trabalhos Aceitos" do site dos Encontros. e na plataforma eu2019.ufc.br.

Haverá uma sala de videoconferência para cada sala física que existiria caso o evento fosse realizado presencialmente. A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), responsável pela organização dos EU2019, alerta para a importância de os autores dos trabalhos estarem na sala virtual no horário exato marcado para sua apresentação, onde serão avaliados em tempo real.

De acordo com a PRAE, os estudantes que participarão na modalidade oral não precisam submeter antecipadamente seus slides, bastando apresentá-los no momento de sua exposição. Os modelos de marcas e templates com a assinatura visual do evento, para as apresentações multimídia, também estão disponíveis no site dos EU2019.

As apresentações artísticas, organizadas pela Secretaria de Cultura Artística, acontecerão no formato de live (apresentação ao vivo) na rede social Instagram. A programação dessa modalidade também já está disponível.

SESSÕES TEMÁTICAS – Entre os destaques das apresentações orais estão as sessões temáticas, espaços reservados para trabalhos que tratam de questões estratégicas para o Ceará e o País. A proposta é dar visibilidade à produção da UFC em alguns dos temas mais relevantes na atualidade.

As sessões temáticas são: Arte, Formação Universitária e Economia criativa; Biotecnologia; Educação e Sociedade; Empreendedorismo e Inovação; Internacionalização: Relatos de Experiência; Políticas Públicas e Direitos Humanos; Saúde e Bem-Estar; Sustentabilidade, Energias Renováveis e Economia do Mar; Tecnologia da Informação, Comunicação e Linguagens.

Os participantes selecionados para as sessões temáticas apresentarão seus trabalhos no dia 20 de maio, das 10h às 12h. Haverá uma sala virtual destinada a cada tema, com links também já disponíveis no site dos EU2019 e na plataforma virtual criada exclusivamente para o evento (link disponibilizado em breve)

CERTIFICADOS – Somente autores e coautores que participarem das apresentações, nas modalidades oral ou pôster, receberão certificado de apresentação. Quem participar de pelo menos três das atividades da programação (palestras, fóruns de discussão de pôsteres e comentários nas apresentações orais) receberá um certificado de atividade complementar de 12 horas. Essa participação contará horas complementares e poderá ser registrada por meio de formulário, que ficará disponível durante os três dias de evento.

Os participantes dos minicursos também receberão certificados de participação, com horas complementares adicionais. Os minicursos serão informados no site dos Encontros Universitários 2019.

PALESTRAS – Entre os principais destaques da programação dos Encontros Universitários 2019 estão as palestras com nomes de referência internacional para discutir os impactos da COVID-19 em áreas como saúde, economia e educação, e uma série de oficinas para o aperfeiçoamento profissional e pessoal.

Márcia Castro (Universidade de Harvard), Marcos Lisboa (presidente do Insper) e André Lemos (Universidade Federal da Bahia) farão as palestras principais dos dias 20, 21 e 22 de maio, a serem transmitidas ao vivo pelo YouTube, em endereço a ser disponibilizado em breve.

Dúvidas e relatos de necessidades específicas devem ser encaminhados à pró-reitoria pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

A comissão organizadora do evento criou uma página com as perguntas e respostas mais frequentes (FAQ), disponível no site dos Encontros Universitários.

Fonte: Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFC, organizadora dos Encontros Universitários 2019 – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.