Procurar no portal

Participantes "lotam" salas virtuais em primeiro dia de oficinas dos Encontros Universitários 2019

Imagem: print da sala virtual do google meetAs salas da plataforma on-line Google Meet ficaram lotadas nas primeiras oficinas dos Encontros Universitários 2019 (EU 2019) da Universidade Federal do Ceará em Fortaleza. Cerca de 250 participantes se reuniram na tarde desta quarta-feira (20) para se informar sobre o Imposto de Renda 2020. A atividade seguinte, sobre Perfis de Profissionais do Futuro, reuniu cerca de 150 pessoas. Mais quatro oficinas estão programadas para os próximos dois dias do evento.

Ministrada pelo professor do Departamento de Contabilidade Eduardo Linhares, colaborador do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da UFC, a primeira oficina dos EU 2019 forneceu aos participantes orientações básicas sobre como fazer a declaração do Imposto de Renda que, neste ano, devido à pandemia de COVID-19, foi prorrogada até o dia 30 de junho.

Quem precisa declarar, prazo para declaração, deduções permitidas, multas e restituições foram alguns dos pontos abordados pelo docente, que ainda respondeu a dúvidas dos participantes. "A oficina superou as expectativas. O foco foi para não profissionais, por isso optei por passar por tudo", comenta, surpreso ao notar que, em alguns momentos, a sala virtual ultrapassou a quantidade de 250 participantes.

Além de marcar presença, os usuários também puderam tirar dúvidas com o docente e entre si. No chat de conversa, integrantes do NAF presentes na sala aproveitaram para também tirar algumas dúvidas dos participantes.

A oficina foi uma iniciativa do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), que oferece serviço gratuito de declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) a estudantes, servidores docentes e técnico-administrativos da UFC e contribuintes externos à Universidade que possuem receita bruta anual de até R$ 50 mil.

Imagem: print da sala do google meet PROFISSIONAIS DO FUTURO – Os perfis dos profissionais do futuro foram o mote da segunda oficina desta tarde. Pesquisadores do Observatório da Indústria, ligado à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Sistema FIEC), destacaram alguns projetos do Programa para Desenvolvimento da Indústria.

Após apresentar o Observatório aos participantes da oficina, a psicóloga e pesquisadora Mariana Biermann destacou os principais pontos do projeto Perfis Profissionais do Futuro que, de acordo com ela, tem o objetivo de "identificar perfis profissionais que serão demandados por organizações industriais e pela sociedade".

Nesta tarde, Mariana, acompanhada da engenheira ambiental e sanitarista Laís Marques e do administrador Carlos César Lacerda, destacou os perfis profissionais de três setores: eletrometalmecânica, energia e agroindústria. Na próxima sexta-feira (22), outra oficina oferecida pelo grupo apresentará os perfis profissionais de outros três setores: produtos de consumo, saúde, e turismo e economia criativa.

Na ocasião, eles mostraram os perfis profissionais identificados como importantes para cada setor. No de energia, por exemplo, os pesquisadores ressaltaram 25 perfis, que compreendem questões como: biocombustíveis, comércio de energias, energia de biomassas e de resíduos, energias oceânicas, petróleo e gás.

Para a indústria agroalimentar, os pesquisadores identificaram também 25 perfis relacionados a assuntos como: agropecuária urbana, aquicultura, arranjos produtivos locais, fazendas inteligentes, gestão da sustentabilidade, gestão de negócios para segmentos e nichos de mercados, gestão hídrica. No caso da eletrometalmecânica, eles destacaram 19 perfis, tais como: automação e robótica, data science, design industrial e gestão da inovação.

Após a apresentação, os estudantes e profissionais que participavam da oficina puderam interagir com os pesquisadores informando o que já é ofertado nos cursos relacionados aos setores discutidos e o que eles percebem que está sendo demandado pelas indústrias, mas que ainda não é abordado na academia.

PRÓXIMAS OFICINAS – As oficinas dos Encontros Universitários 2019 seguem nos próximos dias. Nesta quinta-feira (21), os amantes e admiradores da ioga poderão participar de uma oficina que será ministrada pela Profª Lúcia Rejane, das 18h às 18h40min.

Na sexta-feira (22), mais três oficinas: das 15h às 16h30min, a oficina "Café & P.I. & Inovação" traz um bate-papo sobre a importância da propriedade intelectual nos processos de inovação. O evento contará com a equipe de especialistas da UFC tendo a participação especial de Fábio Barros, do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

No mesmo horário, a equipe de pesquisadores do Observatório da Indústria do Sistema FIEC dará seguimento à oficina "Profissional do Futuro: aproximação das demandas industriais às demandas educacionais", com os perfis profissionais dos setores: confecção, calçados, saúde, turismo e economia criativa.

Em seguida, das 18h às 18h30min, a Profª Lúcia Rejane encerra a programação das oficinas com uma atividade de meditação. Lembrando que todas as oficinas são gratuitas e abertas ao público.

ENCONTROS – A edição de 2019 dos Encontros Universitários está sendo realizada, pela primeira vez, em formato digital. Até a próxima sexta-feira (22), a comunidade acadêmica terá palestras, oficinas, apresentações de trabalhos e lives artísticas. A programação completa está disponível na plataforma dos EU 2019: www.eu2019.ufc.br.

Fonte: Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFC, organizadora dos Encontros Universitários 2019 – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300