UFC se prepara para aplicação de 13 mil testes rápidos de COVID-19 na comunidade universitária

Imagem: exame sorológico de covid-19A Universidade Federal do Ceará dá início, até a semana que vem, à realização de testes rápidos para COVID-19 entre estudantes e servidores docentes e técnico-administrativos. A expectativa é a de que sejam aplicados inicialmente, de forma gratuita, 10 mil testes ao longo de, no máximo, três meses. Qualquer pessoa da comunidade acadêmica poderá participar, obedecendo a diretrizes traçadas pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) e Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE).

Os exames fazem parte do lote de 13.460 testes rápidos adquiridos pela UFC. Os recursos foram viabilizados a partir da gestão do reitor Cândido Albuquerque, pelo Ministério da Educação (MEC), que garantiu a liberação de R$ 1.413.300,00 para essa ação de combate à pandemia.

Os exames são feitos através da coleta de sangue. Eles permitem a identificação de anticorpos IgM e IgG e podem ser aplicados em qualquer pessoa, independentemente de ser caso suspeito ou não. O vice-reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Glauco Lobo, coordena a ação. Ele explica que a ideia é aplicar os testes em grande parte da comunidade acadêmica. O objetivo é principalmente epidemiológico.

A maior parte deles deve ser aplicada na Faculdade de Medicina (FAMED). O Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) já reservou estrutura especial para a realização dessas atividades. "Lá, temos capacidade de realizar pelo menos 100 testes por dia", diz o vice-reitor da UFC. Além de na FAMED, os exames também devem ser realizados na Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE).

A testagem deve ocorrer por fases. Segundo o vice-reitor, em um primeiro momento deve-se adotar o critério de idade, por ser universal. Dentro desses critérios, servidores docentes e técnico-administrativos serão contatados pela PROGEP, e estudantes, pela PRAE, para saber se têm interesse em participar do exame.

A partir disso, as duas pró-reitorias envolvidas irão elaborar um calendário, organizando grupos de 100 pessoas, com agendamento de dia e hora para aplicação. Todos os interessados serão contatados, posteriormente, pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), quando receberão informações sobre como proceder. A orientação aos interessados, portanto, é aguardar essas comunicações.

Para que sejam corretamente notificados, a STI orienta que os usuários mantenham atualizado o e-mail vinculado ao usuário do SI3. Para checar essa informação, o usuário deve realizar o acesso ao SI3 (SIGAA ou SIGRH) e selecionar a opção "Alterar e-mail ou senha", disponibilizado no menu superior à direita.

A primeira fase dessa ação teve início no começo de maio, quando foram aplicados testes rápidos nos alunos das residências universitárias da UFC e nos beneficiados com auxílio-moradia. Esses testes haviam sido obtidos a partir de uma articulação da Reitoria com o Hospital São José.

Fonte: Prof. Glauco Lobo, vice-reitor da UFC ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.