Laboratório Integrado de Biomoléculas (LIBS) vence concurso da Sociedade Brasileira de Imunologia

Imagem: Arte de divulgação do concursoO Laboratório Integrado de Biomoléculas (LIBS), em parceria com o projeto Imuno Ensina UFC, foi o vencedor da categoria Redes Sociais da segunda edição do Concurso Cultural Apaixonados por Imunologia. O resultado foi divulgado nessa segunda-feira (8) pela Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI), promotora do certame.

Ligado à Faculdade de Medicina (FAMED), o LIBS concorreu ao prêmio com o projeto LIBS UFC: Imunodifusão Científica Lives, que promoveu, desde 29 de abril, a divulgação científica de temas ligados ao enfrentamento da COVID-19 para a população através de transmissões ao vivo (lives), aulas e outros materiais no Instagram do laboratório (@libsufc). O projeto obteve 60% dos votos da comissão avaliadora do concurso e receberá R$ 2.500 em produtos de laboratório.

"O conteúdo divulgado reforça a importância do distanciamento social e da adoção de medidas de higiene, além de combater ativamente a disseminação de fake news através das redes sociais", explica o coordenador do laboratório, Prof. Edson Teixeira.

O LIBS abordou, entre outros temas, os desafios da odontologia no período pós-COVID-19, a importância da ciência para a sociedade e o atendimento dos pacientes com tuberculose e hanseníase durante a pandemia. As transmissões contaram com a participação de pesquisadores da própria UFC e de outras instituições de ensino superior, como Diego Moura, professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS); e Kellyane Abreu, doutoranda em Saúde Coletiva da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Todo o material também está disponível no canal do laboratório no YouTube.

O grupo do LIBS, formado por estudantes de graduação das áreas de saúde, biotecnologia e ciências biológicas da UFC, conta com a participação de Paula Goes Pinheiro Dutra, Edson Holanda Teixeira, Aryane de Azevedo Pinheiro, João Victor Bezerra da Silva, Ana Beatriz Albuquerque de Lima, Francisco David Araújo da Silva, Gabriel Caetano de Souza e Letícia Maria Chaves Brígido.

Fonte: Prof. Edson Teixeira, coordenador do LIBS – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.