Pesquisadores da UFC participam de Rede Vírus de pesquisa clínica com antivirais contra COVID-19

testes in vitroPesquisadores do Instituto de Biomedicina do Semiárido Brasileiro (INCT-IBISAB) da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará integrarão uma rede de cientistas brasileiros que avalia a eficácia do fumarato de tenofovir desoproxila no combate à COVID-19.

O trabalho do INCT-IBISAB é coordenada pelo pesquisador Aldo Ângelo Moreira Lima e conta com a participação dos professores Roberto da Justa, Érico Arruda e Melissa Medeiros e dos médicos do Hospital São José de Doenças Infecciosas e Transmissíveis, ligado à Secretaria da Saúde do Estado, de referência no atendimento dos casos da COVID-19.

O grupo deve realizar ensaio clínico colaborativo na avaliação da eficácia do tenofovir tanto sozinho como combinado com outro antiviral, a emtricitabina, no combate ao novo coronavírus.

A rede conta ainda com pesquisadores das Faculdades de Medicina e de Ciências Farmacêuticas da USP de Ribeirão Preto-SP. O braço paulista é liderado pelo Prof. Eurico de Arruda Neto, que, em colaboração com os professores Luis Lamberti da Silva, Norberto Lopes e Giuliano Clososki, realizou os testes in vitro com o tenofovir e a emtricitabina em SARS-CoV-2 cultivado.

Tenofovir e emtricitabina são dois medicamentos bastante conhecidos da indústria farmacêutica e fazem parte do chamado "coquetel" antirretroviral utilizado contra infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV). Os testes em laboratório efetuados pela equipe paulista demonstraram a eficácia dos fármacos em inibir a multiplicação das partículas virais em condições experimentais in vitro, sem apresentar toxicidade para as células.

Os próximos passos da pesquisa preveem ensaios clínicos, com testes em humanos a serem aplicados justamente pelos pesquisadores cearenses. Esses testes estão em processo de aprovação da comissão de ética em pesquisa (CONEP). A expectativa é a de que venham a ser iniciados em algumas semanas.

Além dos critérios clínicos, estão incluídas análises de marcadores moleculares, sob a coordenação do Prof. Alexandre Havt (FAMED-UFC), para tentar entender melhor a patobiologia da COVID-19, etapa a ser desempenhada com a ajuda de farmacêuticos e bioquímicos do Laboratório Central (LACEN), vinculado à Secretaria da Saúde do Ceará.

Os pesquisadores da UFC integram o Instituto de Biomedicina do Semiárido Brasileiro e atuam nos Programas de Pós-Graduação em Farmacologia, em Ciências Médicas e em Saúde Pública da UFC.

Fonte: Prof. Aldo Ângelo Lima, coordenador do projeto e professor de Farmacologia da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / fone: (85) 3366 8445