Projeto Colcha de Retalhos participa de conferência com empresa de Angola e comemora parceria que resultará em oficinas

Imagem: O foco do projeto é o empreendedorismo feminino social e sustentável de base comunitária (Foto: Luana Oliveira/PREX-UFC)O projeto Colcha de Retalhos, iniciativa de extensão da Universidade Federal do Ceará que promove o empreendedorismo feminino na periferia de Fortaleza, firmou parceria com a empresa angolana LOX Recicla e, ao longo de 2020, realizará 36 oficinas virtuais de produção de peças em tecido com mulheres de Luanda, capital da Angola.

Com as atividades do Colcha de Retalhos, resíduos de tecido se transformam em almofadas, roupas, bolsas e lençóis nas mãos de mulheres empreendedoras em situação de vulnerabilidade socioeconômica. "Um retalho não é só um retalho. E por não aceitarmos que existam mulheres que passam por sofrimentos de violência, de restrição da qualidade de vida, juntamos a consciência sustentável com a solidariedade e sororidade", explica a coordenadora social do projeto, Vile Matos.

No último dia 9 de junho, a coordenação do projeto Colcha de Retalhos participou de uma conferência internacional com a LOX Recicla, em alusão à Semana do Meio Ambiente. A empresa angolana é focada em gestão de resíduos e educação ambiental, dando margem ao empreendedorismo local de maneira sustentável.

A conferência virtual ocorreu devido ao adiamento da 7ª Feira Internacional de Tecnologias Ambientais – Ambiente Angola 2020, em decorrência da pandemia de covid-19. O projeto Colcha de Retalhos havia sido convidado a participar da feira, inicialmente marcada para o período de 5 a 8 de junho.

Imagem: Conferência com a empresa LOX Recicla reunião mulheres cearenses e angolanas (Imagem: reprodução da Internet)Durante a conferência, a coordenação do Colcha de Retalhos conversou com a CEO da empresa LOX Recicla, Malaquize Bertulucci, sobre empreendedorismo feminino, mulheres no circuito do empreendedorismo e sustentabilidade para as novas décadas. "Compartilhamos experiências do mundo feminino nas visões brasileira e africana, suas dificuldades, possibilidades e oportunidades", relatou Vile.

Para Bertulucci, a parceria com o projeto cearense tem grande potencial de transformação: "Não somente controlar o caminho dos resíduos, mas criar novas alternativas para entortar a seta da economia linear e torná-la circular; alargar o sonho de nossas mulheres e dar força para a mulher angolana transformar sonhos de ver o que chamam de 'lixo' em oportunidade", afirmou a CEO da LOX.

O encontro teve grande representatividade e comemorou o convite feito ao Colcha de Retalhos para a 7ª Feira Internacional do Meio Ambiente. Além de Vile Matos e Malaquize Bertulucci, também participaram da conferência: Maria Luisa Bertulucci, doutoranda em Ciências Políticas (Portugal); Janaína Fernandes, coordenadora-geral do projeto Colcha de Retalhos e da Rede Solidária de Mulheres (UFC); Araguacy Paixão, professora do Curso de Design-Moda da UFC e cofundadora do Projeto Moda Inclusiva, entre outras mulheres da UFC e da LOX Recicla.

O projeto Colcha de Retalhos é uma iniciativa da Rede de Mulheres Solidárias em parceria com a Prefeitura Municipal de Fortaleza, o Projeto Moda Inclusiva Ceará do Curso de Design-Moda da UFC, o Conselho Regional de Administração do Ceará (CRA/CE), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Município de Fortaleza (SDE/PMF) e a Pena Indústria e Comércio.

Fonte: Vile Matos, coordenadora social do projeto – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.