UFC recebe doação de 1.500 máscaras de proteção facial para ajudar no enfrentamento à covid-19

Reitor Cândido Albuquerque com o Prof. Ariel Scafuri e o chefe de gabinete Fernando Henrique na ReitoriaPara contribuir com o enfrentamento à covid-19, a Universidade Federal do Ceará recebeu, na quinta-feira (25), um carregamento de equipamentos de proteção individual (EPI’s), totalizando 1.500 face shields (máscaras protetoras faciais). Os itens chegaram por meio de doação do Grupo de Apoio aos Médicos e Agentes de Saúde (GAMA), através da intermediação do professor do Departamento de Morfologia da Faculdade de Medicina (FAMED), Ariel Gustavo Scafuri.

O GAMA é um projeto nacional formado por voluntários da sociedade civil em parceria com empresas e instituições de ensino, como a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Insper. O projeto realiza a produção em escala de face shields para doação aos serviços de saúde.

O vice-reitor da UFC, Prof. Glauco Lobo, informou que o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 fará uma reunião na próxima terça-feira (30) para definir a distribuição dos equipamentos. “Faremos um levantamento criterioso para decidir o melhor destino. A UFC está com diversas ações de combate à covid-19, com a realização de testes e atendimentos, então os profissionais que estão nestas atividades, em Fortaleza e no Interior, são prioridades”, informa.

O Prof. Ariel Scafuri, que tem graduação em Medicina e doutorado em Morfologia pela Universidade de São Paulo (USP), conseguiu a doação por meio dos contatos que mantém na USP com profissionais que integram hoje o projeto GAMA. "Estes equipamentos consegui através do contato com Karol Luchesi, que é do projeto. Ela me disponibilizou 1.860 face shields, dos quais, 1.500 destinei à UFC, em 18 caixas", explica o professor.

Scafuri já recebeu outras doações de máscaras de proteção do projeto, as quais encaminhou para instituições como o Instituto Dr. José Frota (IJF) e o Frotinha. "É uma enorme satisfação poder servir de canal para disponibilizar esse material à Universidade. Com certeza, os equipamentos vão ser bem utilizados por essa administração", destacou.

O reitor Cândido Albuquerque recebeu, na Reitoria, o material. "Queria agradecer ao professor a doação, através do projeto GAMA, desses EPI's. Esse material chega num momento muito oportuno. Nós estamos precisando realmente de EPI's, e é muito bom que o professor Ariel tenha tido essa sensibilidade de, devotado à nossa Universidade, ter-nos doado esse material", reconheceu.