Pesquisador da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear realiza webinário sobre antimatéria

Foto do professor Clàudio LenzO Diretório Acadêmico (DA) da Física da Universidade Federal do Ceará encerra, nesta segunda-feira (6), o projeto Ciência em Live com um webinário sobre antimatéria, um dos temas mais intrigantes da física atual. O assunto será abordado pelo professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pesquisador da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN) Cláudio Lenz César.

O webinário, intitulado "A medida mais precisa e acurada sobre antimatéria", ocorrerá às 17h, no canal do DA da Física no YouTube. O palestrante fará uma revisão da geração da antimatéria, considerada por ele como a "mais potente bateria do mundo", e discutirá como experiências com ela têm sido fundamentais para avançar a fronteira da física atômica.

O Prof. Cláudio Lenz César tem bacharelado em Física pela UFC, mestrado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco e doutorado em Física pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). É pesquisador de produtividade nível 1B do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), professor titular da UFRJ e pesquisador na Colaboração ALPHA/CERN.

A série Ciência em Live foi uma iniciativa do DA da Física, diante do cenário de pandemia, e está no ar desde abril. As lives (disponibilizadas no Canal do DA no YouTube) promovidas durante esse período conseguiram, segundo o diretório, alcançar pessoas de diferentes faixas etárias e regiões brasileiras, apresentando grande participação do público juvenil cearense, principalmente de alunos de escolas do ensino médio e de graduação.

"Nosso objetivo foi proporcionar aos estudantes do curso um contato permanente com a física no período de isolamento social, cultivando e exaltando a importância da ciência, em especial as fronteiras da física", destaca a estudante Lara Domingos Hissa, presidente do diretório acadêmico.

O ciclo do projeto se encerra com 13 vídeos, os quais tiveram participações de sete pesquisadores da UFC, dois da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), um da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), um da Universidade Estadual Paulista (UNESP), um da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), um professor do Colégio 7 de Setembro (C7S) e um professor da Escola de Ensino Médio Liceu do Conjunto Ceará.

Foram abordados temas como a importância da ciência para a sociedade, áreas de pesquisa da física, inclusão e questões de gênero, história da física, Dia do Físico (19 de maio) e o Prêmio Nobel de 2019, mercado de trabalho e os desafios científicos da atualidade.

Fonte: Lara Hissa, presidente do Diretório Acadêmico da Física da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.