Formação do PAAP tem três atividades nesta semana; destaque para webconferência com José Manuel Morán

Imagem: Rosto do professor José Manuel Morán (Foto: Divulgação)A Universidade Federal do Ceará promove, desta terça-feira (14) até sexta-feira (17), mais três atividades de formação em formato on-line. As ações têm como público-alvo os servidores docentes e dão continuidade ao Plano de Formação Emergencial, no âmbito do Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico (PAAP), elaborado em resposta à pandemia de covid-19. Todos os eventos são exibidos no canal do PAAP no Youtube.

O destaque desta semana é a webconferência "Metodologias ativas e modelos híbridos no contexto da pandemia", com o professor e pesquisador espanhol, naturalizado brasileiro, José Manuel Morán. Filósofo, doutor em Comunicação e professor aposentado de novas tecnologias, Moran é autor de diversos livros sobre pedagogia e inovação, além de orientar projetos de transformação da educação com base em metodologias ativas e modelos híbridos. A conferência ocorrerá na sexta-feira (17), às 10h.

Nesta terça-feira (14), às 15h, ocorre a webconferência "Metodologias ativas: princípio, fundamentos e experiências", a ser ministrada pelo Prof. João Batista Bottentuit Junior, docente da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e diretor-científico da Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão (FAPEMA). Bottentuit Junior é ainda líder de um grupo de estudos e pesquisas em tecnologias digitais na educação e membro do comitê científico da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED).

Na quinta-feira (16), às 15h, será realizada uma websessão na qual serão apresentados planos de ensino para atividade remota. Os professores convidados (todos da UFC) são: Cleidivan Alves dos SantosCarolina Morais Ribeiro da Silva, Mariana Lima Vale, Maria José Costa dos Santos, Dijane Maria Rocha Victor e Fernando Antônio Ferreira de Souza.

O Plano de Formação é uma elaboração da Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA), em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), com apoio da administração superior e participação de diferentes setores da UFC. A iniciativa faz parte do Plano Pedagógico de Emergência (PPE), que traz estratégias para conclusão do semestre 2020.1.

Dúvidas podem ser tiradas por meio dos endereços do canal de apoio técnico-pedagógico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (para professores e técnicos) e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (para alunos).

Fonte: Profª Maria José (Mazzé) Costa dos Santos, titular da Coordenadoria de Inovação e Desenvolvimento Acadêmico ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.