Administração superior se reúne para finalizar providências para plano de conclusão do semestre 2020.1

Reitor e pró-reitores reunidos na ReitoriaA Universidade Federal do Ceará está finalizando todas as providências para garantir a execução do plano de conclusão do semestre 2020.1 com toda a segurança e a tecnologia necessárias. O reitor Cândido Albuquerque reuniu-se na tarde desta terça-feira com os pró-reitores para discutir a retomada das atividades letivas, que será realizada a partir do dia 20 de julho, seguindo, a princípio, o modelo remoto.

"Reuni-me com os pró-reitores para avaliarmos, em todas as áreas, as ações que estão sendo feitas para permitir a conclusão do semestre 2020.1. E já é possível garantir que a Universidade está preparada para iniciarmos, no dia 20, a retomada. Estamos prontos para o retorno virtual", declarou o reitor, após ouvir os procedimentos já tomados em cada pró-reitoria.

A pró-reitora de Graduação, Profª Ana Paula de Medeiros, afirmou que todas as unidades acadêmicas já estão se organizando para a conclusão do semestre. Como há turmas que interromperam ou não iniciaram atividades remotas e turmas que deram continuidade a elas, os professores estão tendo que apresentar um plano para a conclusão das disciplinas de período 2020.1.

"Os planos de reposição de aula estão sendo entregues pelos professores, e todos estes já estarão cadastrados no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) dentro do prazo para o retorno virtual, no dia 20", informou.

O pró-reitor de Administração e Planejamento, Prof. Almir Bittencourt, acrescentou que foram adquiridos, a pedido da Secretaria de Infraestrutura e Gestão Ambiental, diversos equipamentos de proteção individual e produtos para higienização pessoal. As solicitações destes vêm sendo recebidas pelo Gabinete do Reitor e submetidas à análise do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 para distribuição nos campi.

Entre eles, estão 420 dispensadores de álcool, que já estão sendo instalados em locais estratégicos nas unidades acadêmicas. "Nós já autorizamos a compra de outros 400 dispensadores do tipo, para complementar a quantidade já existente", adiantou, acrescentando que a Imprensa Universitária imprimiu cartazes que estarão afixados nas unidades, reforçando a necessidade da preocupação com a higiene no combate ao novo coronavírus. Além destes itens, foram adquiridas máscaras faciais e termômetros digitais para contribuírem nas ações de proteção à comunidade da UFC.

PPE  De acordo com a resolução referente ao Plano Pedagógico de Emergência (PPE), aprovado no último dia 2 de julho pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UFC, serão assegurados aos professores suportes pedagógico, tecnológico, bem como de acessibilidade pedagógica, metodológica, de infraestrutura física e de segurança sanitária para a realização das atividades didáticas.

Aos alunos, também são asseguradas condições que acompanhem de forma efetiva as atividades didáticas. Uma das medidas nesse sentido é a ação de Inclusão Digital, que vai distribuir 6 mil chips de planos de Internet móvel (3G/4G) a alunos com vulnerabilidade socioeconômica.

Também participaram da reunião os pró-reitores Geovana Cartaxo (Assuntos Estudantis), Marcus Vinícius Veras Machado (Gestão de Pessoas), Elizabeth De Francesco Daher (Extensão) e Augusto Teixeira de Albuquerque (Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional), além do chefe interino do Gabinete do Reitor, Ademar Gondim.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.