PRPPG elabora plano de continuidade e conclusão de semestre para programas de pós-graduação

Imagem: A PRPPG elaborou um plano de continuidade e conclusão das atividades dos programas de pós-graduação para o semestre 2020.1 e de início do semestre 2020.2 (Imagem: reprodução da internet)A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da Universidade Federal do Ceará elaborou um plano, anexo ao Plano Pedagógico de Emergência (PPE), de continuidade e conclusão das atividades dos programas de pós-graduação para o semestre 2020.1 e de início do semestre 2020.2, levando em consideração o contexto de pandemia de covid-19.

As medidas partem do pressuposto de singularidade de cada programa de pós-graduação da UFC, cada um com diferentes tipos de atividades, permitindo às coordenações e colegiados planos de retorno e conclusão que sejam adaptáveis. A expectativa da PRPPG é que todos os programas estejam sincronizados até março de 2021.

Três situações são levadas em conta, de modo similar ao planejado para a graduação: 1) a de turmas que estão praticando atividades remotas em todos os componentes; 2) a de turmas que interromperam as atividades remotas em algum componente; 3) a de turmas que não realizaram atividades remotas em algum componente.

As definições de datas para conclusão do semestre 2020.1 e, por consequência, de início do semestre seguinte foram deixadas a cargo das coordenações de cada programa, com aprovação pelos respectivos colegiados. As atividades práticas presenciais só poderão ser realizadas com novas diretrizes e regulações oficiais que as permitam.

"A premissa fundamental é a flexibilidade. Não dá para impor uma única matriz de cronograma, que ficou mais a critério do que as coordenações e o colegiados determinaram, pela avaliação que eles fazem de quantos componentes curriculares foram comprometidos e de como seria a recuperação e o processo de retomada", ressalta o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Jorge Lira.

FORMATOS, FREQUÊNCIA E REPOSIÇÃO – São cabíveis também para a pós-graduação as orientações do PPE sobre a opção por atividades remotas, com possibilidade de formato híbrido seguindo as futuras definições sobre planejamento sanitário, a flexibilização no registro de frequência, o uso de diferentes modelos de avaliação.

Além disso, também há possibilidade de reposição em caso de estudantes que não participaram de atividades remotas a contento; atividades remotas não realizadas ou interrompidas; supressão de componentes curriculares da matrícula dos estudantes; participação de docentes e estudantes nos cursos de formação no uso de plataformas; e recursos digitais para ensino-aprendizagem mediada por tecnologia.

PRAZOS E BOLSAS – O plano da PRPPG dispõe ainda, seguindo o Ofício Circular nº 01/2020/PRPPG/Reitoria, sobre a prorrogação excepcional dos prazos de vigência de bolsas e de conclusão de cursos, seguindo as diretrizes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Assim, todos os estudantes ativos de pós-graduação receberam extensão de cinco meses no prazo para conclusão do cursos e defesa de dissertação ou tese.

Ressalta-se ainda que as bolsas prorrogadas ficarão indisponíveis para novos processos seletivos até o fim do período de prorrogação, devendo os coordenadores e colegiados atentar para esses prazos ao discutir os processos referentes a 2020.2.

Fonte: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.