Complexo Hospitalar da UFC receberá R$ 6,4 milhões para custeio por meio do REHUF

Fachada do Hospital Walter CantídioO Complexo Hospitalar da UFC, formado pelo Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e pela Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), será contemplado com R$ 6,4 milhões para custeio, por meio do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (REHUF). Os recursos recebidos pelo Complexo da UFC serão a segunda maior porção entre os hospitais da rede. O valor poderá ser utilizado para aquisição de medicamentos, insumos e materiais médico-hospitalares.

Gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), o programa destinará um total de R$ 84,6 milhões, oriundos dos ministérios da Educação e da Saúde, para os hospitais universitários federais do País. Em 2020, já foram descentralizados R$ 155 milhões para os hospitais da Rede EBSERH, além dos R$ 84,6 milhões, valor publicado no Diário Oficial da União (DOU) no último dia 6.

O vice-presidente da estatal, Eduardo Vieira, destaca que a ação vem ao encontro da principal função do programa, que é dar condições materiais e institucionais para que os hospitais desempenhem suas atividades. "A liberação desses recursos é essencial para a rotina diária do hospital, com impactos no ensino, na pesquisa e na assistência. O hospital consegue se planejar e atuar com eficiência, o que gera economia de recursos públicos, evita desabastecimento e dá mais tranquilidade para a unidade hospitalar", reforça o vice-presidente da EBSERH.

O superintendente do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH, Carlos Augusto Alencar Júnior, atribui o valor aprovado pelo Comitê REHUF ao desempenho do HUWC e da MEAC no alcance das premissas apresentadas pelo programa. O gerente-administrativo em exercício, Laurimberg Diniz, enfatiza ainda índices como evolução dos indicadores de quantidade de leitos ativos, taxa de ocupação, quantidade de pesquisas clínicas em andamento, número de residentes médicos e multiprofissionais atuando no campo de prática da assistência e ensino, entre outros, além da gestão orçamentário-financeira com foco na sustentabilidade dos hospitais.

A verba será utilizada conforme estabelecido pelos Contratos de Objetivos dos hospitais, um novo modelo de pactuação proposto pela EBSERH, que permite planejar melhor as receitas e despesas de cada unidade. Neste modelo, cada hospital já tinha a previsão dessa descentralização de verba e programado sua utilização, de acordo com o priorizado em Planos de Aplicação dos Recursos. Desse modo, os Contratos de Objetivos possibilitam mais transparência, controle e monitoramento das ações pactuadas.

SOBRE A EBSERH – A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, contribuem para a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.

Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede EBSERH atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do País. O Complexo Hospitalar da UFC faz parte da rede EBSERH desde novembro de 2013.

Fonte: Danielle Campos de Aguiar, chefe da Unidade de Comunicação Social da MEAC – fone: (85) 98720 3318