UFC amplia a aplicação de testes da covid-19 para alunos de graduação; convocações são feitas por e-mail

Imagem: Testes rápidos de covid-19 têm sido realizados na UFC desde maio (Foto: Viktor Braga/UFC)A Universidade Federal do Ceará vai ampliar, a partir desta semana, a aplicação gratuita de testes rápidos para detecção da covid-19 entre estudantes da graduação. Os exames fazem parte do lote de 13.460 testes adquiridos pela UFC a partir de recursos do Ministério da Educação (MEC) viabilizados pela gestão do reitor Cândido Albuquerque. Esses testes vêm sendo aplicados nos vários segmentos da comunidade universitária desde junho.

A nova rodada de testagens inicia nesta terça-feira (18), deve seguir até o dia 15 de outubro, ou até quando acabarem os testes. Os estudantes estão sendo convocados via e-mail desde a semana passada.

A pró-reitora de Assuntos Estudantis, Profª Geovana Cartaxo, explica que o calendário ainda está em fase de elaboração, com cronograma disponibilizado até o início de setembro, conforme apresentado a seguir:

18, 19 e 20 de agosto: alunos de Direito (Local: Faculdade de Direito, Rua Meton de Alencar, s/n, Centro);
19, 20 e 21 de agosto: alunos de Enfermagem (Local: Laboratório de Análises Clínicas e Toxicológicas, localizado na Rua Capitão Francisco Pedro, 1210, Rodolfo Teófilo);
21 de agosto: alunos do Instituto de Ciências do Mar (Local: Pró-Reitoria de Extensão, Av. da Universidade, 2932, Benfica);
21 e 24 de agosto: alunos de Engenharia de Pesca (Local: Seara da Ciência, Rua Dr. Abdenago Rocha Lima, s/n, Pici);
24, 25, 26, 27 e 28 de agosto: alunos do Curso de Farmácia (Local: Laboratório de Análises Clínicas e Toxicológicas, localizado na Rua Capitão Francisco Pedro, 1210, Rodolfo Teófilo);
31 de agosto e 1° e 2 de setembro: alunos do Curso de Odontologia (Laboratório de Análises Clínicas e Toxicológicas, localizado na Rua Capitão Francisco Pedro, 1210, Rodolfo Teófilo);
3 e 4 de setembro: alunos do Curso de Fisioterapia (Laboratório de Análises Clínicas e Toxicológicas, localizado na Rua Capitão Francisco Pedro, 1210, Rodolfo Teófilo).

O cronograma completo, com as datas e os locais para testagens de alunos dos demais cursos, deverá ser divulgado em breve pela PRAE. Estudantes que estejam com sintomas de covid-19 e que precisem ser testados com urgência devem entrar em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Para se habilitar, o estudante interessado deverá responder a um questionário sobre seu estado de saúde para fins de registro no Sistema Único de Saúde (SUS). O questionário é obrigatório para a realização do exame e está disponível no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) no seguinte caminho: Portal Discente > menu “Outros” > Exame COVID. O resultado do teste estará disponível em até 24 horas no SIGAA.

Os exames são feitos através da coleta de sangue e permitem a identificação de anticorpos IgM e IgG, podendo ser aplicados em qualquer pessoa, independentemente de ser caso suspeito ou não.

A Profª Geovana Cartaxo reforça que todos os protocolos sanitários serão respeitados para evitar aglomeração, tais como divisão dos alunos por dias e turnos, distanciamento de 1,5m e uso obrigatório de máscaras de proteção facial. A pró-reitora lembra que a ação destina-se a discentes que ainda não foram contemplados com a ação de testagem na UFC.

SAIBA MAIS – A aplicação de testes rápidos para detecção do novo coronavírus na UFC teve início ainda em maio, com testagens em moradores das residências universitárias e estudantes beneficiados com o auxílio-moradia, a partir de uma articulação da Reitoria com o Hospital São José.

No mês seguinte, com a aquisição de testes pela UFC, a ação prosseguiu com alunos que recebem auxílio-creche, auxílio-emergencial e estudantes beneficiados pela Bolsa de Iniciação Acadêmica (BIA). Servidores docentes e técnico-administrativos também foram convocados para os testes no mês de junho.

Fontes: Prof. Glauco Lobo, vice-reitor da UFC ‒ Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.