UFC adquire equipamentos para melhoria de performance da sala-cofre e de serviços de computação em nuvem

Imagem: Os novos equipamentos de tecnologia da informação vão melhorar a performance da sala-cofre, ambiente de proteção de dados mantido pela STI (Foto: Divulgação)A Universidade Federal do Ceará adquiriu recentemente, via Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC), três equipamentos de tecnologia da informação para o melhoramento da performance da sala-cofre, ambiente de proteção de dados mantido pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza. Já instalados, os equipamentos são duas gavetas de disco e um dispositivo HBA (Host Bus Adapter) – que conecta dispositivos internos a um servidor – no valor de R$ 825 mil.

A compra foi possibilitada através do convênio Aprimoramento e Complementação da Infraestrutura de Pesquisa da Universidade Federal do Ceará, de chamada pública do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)/Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP)/CT-INFRA-PROINFRA 01/2011, Subprojeto 04 (SUB04) – Ampliação e Modernização da Rede de Computadores da UFC e Criação de Infraestrutura de Serviços em Computação em Nuvem.

Sobre a funcionalidade dos novos equipamentos, avalia o diretor da STI, Prof. Edgar Marçal, como de grande importância por estarem situados no coração de dados da Universidade, a sala-cofre. "Quando se amplia e moderniza a infraestrutura de tecnologia da informação e comunicação da UFC permite-se, por consequência, melhorar e ampliar todos os serviços de conectividade e comunicação digital que vão desde acesso à rede mundial de computadores e e-mails até VOIP (Voz sobre Protocolo de Internet, ou telefonia em banda larga), sítios e sistemas institucionais e de projetos de pesquisa e extensão", comenta.

Para o coordenador-geral dos convênios CT-INFRA/FINEP na UFC e vice-diretor do Centro de Ciências Agrárias, Prof. Alexandre Sampaio, outros benefícios advindos dos investimentos são a segurança e a estabilidade dos sistemas. "Esses dispositivos possibilitam proteger os equipamentos de TI, garantindo a atualização da capacidade dos hardwares de armazenamento, disponibilidade dos sistemas e performance adequada às exigências da Instituição. São protegidas, principalmente, as informações dos sistemas que, mediante a ocorrência de sinistros, garante-se o retorno da normalidade do ambiente no menor prazo", afirma.

De acordo com o Prof. Edgar Marçal, as aquisições ainda darão suporte ao serviço de armazenamento em nuvem da UFC, que já foi implantado e está ativo. "O serviço de nuvem contempla, entre outros, o armazenamento de arquivos disponibilizados pelos professores diretamente no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), usando recursos como o porta-arquivos dos docentes, envio de tarefas dos discentes de graduação presencial e suporte ao encaminhamento de documentos e comprovantes, atendendo às demandas de departamentos e divisões administrativas", detalha. Além disso, o serviço de nuvem da UFC oferece suporte ao ambiente virtual de aprendizagem SOLAR.

Fonte: Prof. Edgar Marçal, diretor da STI – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.