Procurar no portal

CEMP e Sistema FECOMÉRCIO lançam edital para competição colaborativa de inovação aberta; inscrições até dia 19

Imagem: peças de um quebra-cabeça em formato de círculo, mas separadas entre si nas cores amarela e azul. No meio, a palavra inovação, em caixa altaEstão abertas, até o dia 19 de outubro, as inscrições para o projeto InovAção – Hackathon On-line Sistema Fecomércio / SESC /SENAC 2020, competição colaborativa de inovação aberta realizada pelo Centro de Empreendedorismo da Universidade Federal do Ceará (CEMP UFC) em parceria com a Federação do Comércio (FECOMÉRCIO). Serão oferecidas 20 vagas para estudantes regularmente matriculados em qualquer curso de graduação ou pós-graduação da UFC interessados em inovação e empreendedorismo.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por meio de preenchimento de formulário on-line, anexando todos os documentos exigidos no edital. Os estudantes selecionados formarão equipes que vão idealizar e propor soluções aos desafios apresentados na competição nas áreas de educação, cultura, tecnologia ou gestão.

As soluções apresentadas pelas equipes serão analisadas por uma Comissão Julgadora, que avaliará aspectos como funcionalidade (questões técnicas do produto/solução), aplicabilidade (custo/benefício) e pitch (apresentação). Os grupos com as melhores soluções propostas receberão premiações que inclui smartphones, viagens, cursos e vagas de estágio.

PARCERIA  O início das discussões para a realização da parceria entre a UFC e a FECOMÉRCIO ocorreu no contexto do Condomínio de Empreendedorismo e Inovação e do Escritório de Projetos da UFC, iniciativa que envolve diferentes pró-reitorias da Universidade, tais como a Pró-reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER), a Pró-reitoria de Extensão (PREX), a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) e a Pró-reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD). O Hackathon é uma primeira iniciativa de curto prazo registrada como ação de extensão como forma de iniciar um acordo amplo de cooperação técnico-científica entre a FECOMÉRCIO e a UFC envolvendo diversos eixos de atuação nas áreas de empreendedorismo e Inovação no Estado do Ceará.

PROJETO – O InovAção é um projeto de extensão do CEMP UFC de inovação aberta (open innovation) que visa desenvolver competências empreendedoras e apoiar a geração de projetos inovadores e sustentáveis em empresas e instituições cearenses. Nesse contexto, ressaltando a interação universidade-sociedade, o projeto estimula a criação de soluções e novos negócios a partir de problemas reais trazidos por empresas e instituições já consolidadas para serem resolvidos de forma empreendedora e inovadora por membros da comunidade acadêmica.

Informações sobre inscrições, cronograma, desafios propostos e premiação estão disponíveis no edital da competição. Em caso de dúvidas, os candidatos devem enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte: Prof. Abraão Freires Saraiva Júnior, titular da Coordenadoria de Empreendedorismo da PROINTER e coordenador do CEMP – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300