Procurar no portal

Projeto Palco de Giz realiza oficina virtual sobre mediação para estudantes e professores de artes

Foto da fachada do Teatro Universitário Paschoal Carlos MagnoNos dias 7, 8 e 9 de outubro, o Palco de Giz – Projeto de Formação de Espectadores da Universidade Federal do Ceará promove a oficina "Mediadores conectados: estratégias para uma mediação artística on-line". Será a primeira edição virtual do projeto, com três encontros síncronos das 18h às 20h pelo Google Meet. As inscrições estão abertas até segunda-feira (5) e devem ser realizadas via formulário eletrônico. 

A formação é gratuita, com 20 vagas disponíveis, e tem como público-alvo estudantes e professores de teatro bem como de outras linguagens artísticas. Os participantes da oficina terão direito a certificado de atividade de extensão. Além da oficina, durante o mês de outubro, toda a programação do projeto Palco de Giz será transmitida pelo perfil do Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno no Instagram (@tupaufc)  e também pelo canal do Curso de Licenciatura em Teatro da UFC no Youtube

Nos três dias da oficina "Mediadores conectados" serão abordados assuntos como mediação, experiência artística na Internet e ferramentas tecnológicas para o ensino de artes. De acordo com a diretora do TUPA e coordenadora do projeto Palco de Giz, Profª Juliana Carvalho, a proposta da oficina é auxiliar os professores com estratégias metodológicas para manter o vínculo dos alunos com a escola e com a disciplina de arte por meio da fruição de obras, despertando curiosidade e reflexão crítica nos estudantes. 

Cartaz da oficina Mediadores conectados com letras em amarelo e branco no fundo roxo com as informações sobre inscrições, datas e horários da atividade

"É uma forma de abrir uma janela para o mundo externo através da arte e da fantasia em ambiente virtual nesse contexto de isolamento. Desde o início da pandemia se tem visto a importância das linguagens artísticas para nos tirar do estresse, da solidão, do medo", explica.

Ainda segundo a coordenadora, em edições anteriores do Palco de Giz, as atividades do projeto envolveram ciclos de mediação em diversas etapas, desde a mobilização do público, a apresentação de espetáculos teatrais para alunos de escolas públicas e, após as peças, debates sobre processos criativos com os artistas envolvidos nas produções. "Pensar e propor ações de mediação fortalece educadores e artistas a criarem redes de interação, de alegria e de autocuidado com as(os) estudantes, mostrando a todas e todos a importância e a potência da arte em nossa vida", complementa.

Mais informações sobre a oficina e a programação completa do projeto podem ser obtidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou no perfil do TUPA no Instagram

Fonte: Profª Juliana Carvalho, diretora do Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno (TUPA) e coordenadora do projeto Palco de Giz – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300