IV Seminário sobre Representação Temática da Informação ocorre na sexta-feira (23); inscrições estão abertas

Imagem: Homem de costas olhando para um computador à sua frente (Foto: Pillar Pedreira/Agência Senado)Será realizada na próxima sexta-feira (23), das 14h às 18h, a quarta edição do Seminário sobre Representação Temática da Informação (SERTINF), organizada por estudantes do quarto semestre do Curso de Biblioteconomia e pelo Grupo de Pesquisa em Representação da Informação (GPRI), em parceria com a Biblioteca Universitária, através da Biblioteca de Ciências Humanas (BCH).

O evento, gratuito e aberto ao público, ocorrerá em formato remoto, por meio do canal Plurissaberes, no Youtube. As inscrições devem ser feitas por meio de formulário eletrônico.

As palestras abordarão temáticas como representação e organização da informação por bibliotecários de dados, web semântica, princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable e Reusable), fontes de indexação para periódicos científicos, entre outras. Veja abaixo a programação completa:

14h15h – Representação da informação pelos bibliotecários de dados
Palestrante: Fabiano Couto Corrêa da Silva (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS)

15h5min – Web semântica
Palestrante: José Eduardo Santarém Segundo (Universidade de São Paulo – USP)

15h55min – Princípios FAIR: ampliando o reúso de dados científicos
Palestrante: Guilherme Ataíde Dias (Universidade Federal da Paraíba – UFPB)

16h50min – Fontes de Indexação para periódicos científicos
Palestrante: Gildenir Carolino Santos (Sistema de Bibliotecas da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP)

17h40min – Debates

18h – Encerramento.

Mais informações no perfil do evento no Instagram (@iv.sertinf).

Fonte: Virginia Bentes, professora do Departamento de Ciências da Informação e organizadora do evento ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.