Alunos de Sistemas e Mídias Digitais concluem aulas remotas com produção de conteúdo sobre pandemia

Imagem: Reprodução da revista digital Catorze Trinta, dos alunos do curso de Sistemas e Mídias Digitais da UFCAlunos das disciplinas de Redação para Mídias Digitais e Produção Audiovisual para Crianças e Adolescentes do Curso Sistemas e Mídias Digitais da UFC concluem as aulas remotas do semestre 2020.1 com produção de conteúdo especial sobre a pandemia do novo coronavírus.

A turma de Redação para Mídias Digitais produziu a revista digital Catorze Trinta, nomeada em referência ao número do bloco didático do curso no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, e apresenta a perspectiva pessoal dos autores sobre o contexto do isolamento social.

"Nos desafiamos a produzir uma revista que desse conta das nossas subjetividades, porque entendemos ser muito importante dizer como tudo isso nos afetou e ainda nos afeta. Foi um período que exigiu de nós olhar para dentro, encarar nossos sentimentos e valorizar os silêncios e vazios que nos atravessaram", explica a Profª Andrea Pinheiro, idealizadora e editora da publicação.

A revista publicada gratuitamente na plataforma Issu expõe os trabalhos multimídia de 24 estudantes que produziram especialmente para a edição fotos, webcomics, vídeos, músicas, textos e infografia.

AUDIOVISUAL – Já a turma de Produção Audiovisual para Crianças e Adolescentes, também ministrada pela Profª Andrea, optou por trabalhar propostas de animação sobre como as crianças foram afetadas pela pandemia. Diante das dificuldades operacionais de produzir a animação completa, o trabalho foi organizado em etapas – proposta inicial, roteiro, storyboard e produção dos animatics (versão prévia da animação, que consiste em um storyboard animado e com a inclusão dos elementos sonoros).

Os estudantes participaram ainda de webconferências com Mariana Medina, da Touché Produções, sobre o mercado local da animação, e com Emídio Sanderson, produtor cultural e realizador do Festival Internacional do Teatro Infantil (TIC) do Ceará, sobre curadoria de produções audiovisuais para crianças.

O portfólio de trabalhos das turmas pode ser acessado no Youtube. Confira abaixo uma das produções:

Fonte: Profª Andrea Pinheiro, do Instituto UFC Virtual – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.