UFC lança plataforma de mapeamento de laboratórios; diretores e chefes de departamento já podem fazer cadastro

Pesquisadora utilizando materiais de laboratório A Universidade Federal do Ceará lançou sua Plataforma de Laboratórios, na qual é possível cadastrar os laboratórios distribuídos nas unidades acadêmicas da Instituição, com descrição de responsáveis, funcionamento, localização, atividades, equipe, linhas de pesquisa, equipamento, entre outras informações.

O mapeamento tem o objetivo de disponibilizar à comunidade interna e externa informações atualizadas sobre os equipamentos de estudo e pesquisa disponíveis na UFC, além de garantir maior integração e melhoria na gestão da Universidade.

Por meio de parceria com o Observatório da Indústria, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), a Plataforma de Laboratórios alimentará um banco de dados que visa facilitar a interação entre a Universidade e a indústria. A alimentação desse banco de dados será feita de forma automática, a partir de um arquivo de atualização gerado periodicamente. Uma primeira versão das informações já foi disponibilizada.

As informações também estarão disponíveis no módulo público do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC).

A plataforma é uma iniciativa conjunta das Pró-Reitorias de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER), Extensão (PREX) e Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), do Parque Tecnológico (PARTEC), da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) e da Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC Infra).

REGISTRO – O cadastro na plataforma deve partir do diretor da unidade acadêmica ou do chefe de departamento dos quais o laboratório faz parte. É preciso indicar, nesse registro inicial, quem é o responsável pelo equipamento.

Com o primeiro registro feito, o responsável indicado pode inserir todas as informações específicas, autorizando ainda novos responsáveis para realizar a atualização dos dados.

Para facilitar o uso da plataforma, a PROINTER disponibilizou três tutoriais: sobre acesso, busca e cadastro. Os guias podem ser acessados no site da pró-reitoria. Todos os laboratórios que já haviam repassado suas informações anteriormente para o Parque Tecnológico já estão cadastrados.

APRIMORAMENTO – O coordenador de Inovação Institucional da PROINTER, Bruno Matos, ressalta que um dos benefícios da nova ferramenta é a otimização do uso dos equipamentos entre os laboratórios. "Com a plataforma, será possível verificar onde estão disponíveis os diferentes equipamentos da Universidade, permitindo a colaboração entre laboratórios e possibilitando a redução da duplicidade na compra", diz.

"A plataforma também permite uma atualização em tempo real dos dados, não sendo necessário que se façam levantamentos periódicos, pois os próprios chefes de departamento e responsáveis pelos laboratórios podem atualizar os dados utilizando seu perfil no SI3/SIGAA/SIPAC", destaca ainda.

APROXIMAÇÃO – Para Bruno Matos, a ferramenta cumprirá também papel essencial para a aproximação entre Universidade e indústria. "Muitas vezes as organizações públicas ou privadas deixam de nos procurar porque não sabem que estamos desenvolvendo determinada tecnologia ou ainda porque não sabem onde procurar, então essa centralização já vai ser uma porta de entrada na conexão UFC-indústria", afirma.

Fonte: Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.