LAEMA E GETS lançam e-book gratuito com roteiros de estudos interativos sobre Histologia

Imagem: Capa do e-bookUm livro digital interativo criado para contribuir com o processo autônomo de ensino-aprendizagem dos tecidos do corpo. Assim foi concebido o e-book Histologia interativa: roteiros de estudos, lançado nesta sexta-feira (23) pelo Grupo de Estudos de Tecnologias em Saúde (GETS) e pela Liga Acadêmica de Embriologia e Microscopia Aplicada (LAEMA) da Universidade Federal do Ceará.

Produzida de forma colaborativa, a publicação é gratuita e está disponível no Repositório Institucional da UFC. Em 133 páginas, o leitor tem acesso a propostas de estudos sobre os tecidos do corpo guiadas e baseadas em roteiros interativos com links, atividades e imagens.

Em cada componente curricular são apresentados seus objetos de conhecimento, as aprendizagens essenciais esperadas do aluno sobre o assunto, uma breve introdução ao tema e algumas propostas de atividades com leituras, imagens, exercícios e referências bibliográficas. Ao final de cada componente, os estudantes poderão ainda realizar um teste rápido em formato de "quiz" sobre o assunto abordado, o que permitirá avaliar o processo de ensino-aprendizagem.

De acordo com a Profª Virgínia Girão, idealizadora e uma das organizadoras do livro, a proposta do e-book surgiu a partir da necessidade de buscar recursos didáticos para o ensino remoto. "Bem no começo da pandemia eu tive a consciência de que a aula remota não poderia ser uma transposição da aula presencial. Comecei a pensar que precisava me reinventar como professora", revela.

A publicação conta com a organização das professoras Andréa Soares, do Departamento de Fisioterapia da UFC, e Ana Caroline de Melo, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). A obra foi produzida com a participação de 46 docentes e estudantes da UFC e de outras instituições como a UNILAB, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), as universidades de Fortaleza (UNIFOR), Brasília (UnB), e São Paulo (USP), as estaduais do Ceará (UECE) e de Campinas (UNICAMP), e a University of Michigan.

LANÇAMENTO ‒ O e-book Histologia interativa: roteiros de estudos foi lançado na tarde desta sexta-feira (23) em evento on-line com a participação dos autores e colaboradores da publicação, além de estudantes da área e professores convidados.

Na ocasião, a Profª Virgínia Girão apresentou a obra, destacando a importância do trabalho colaborativo e seu anseio de que o livro sirva para auxiliar o aluno na construção de sua própria aprendizagem. "Nosso maior desejo é que um número cada vez maior de professores e estudantes possam acessar esse material no seu estudo e nas suas aulas", comentou.

"Um dos pontos bastante inovadores dessa obra foi o cuidado com o material de terceiros. Cada link passou por um processo cuidadoso de identificar a autoria do conteúdo, pedir permissão explícita [para utilização no e-book]. Foi um processo inovador que nos trouxe bastante aprendizado", acrescentou Andréa Soares.

Empolgada com a publicação, a docente da UNILAB e organizadora da obra Ana Caroline de Melo destacou a importância da ferramenta para discentes e docentes da área. "Ver o livro pela primeira vez foi encantador. Estou sem palavras", afirmou.

O e-book Histologia interativa: roteiros de estudos é gratuito e está disponível para download.

Fonte: Liga Acadêmica de Embriologia e Microscopia Aplicada (LAEMA) da UFC ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.