Departamento de Fisioterapia promove curso sobre dor lombar para profissionais de saúde; inscrições vão até o dia 31 de outubro

Imagem de divulgação do curso O Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará inscreve, até 31 de outubro, para o curso Dor Lombar: Atualização para Profissionais da Atenção Básica em Saúde. As inscrições, gratuitas, devem ser feitas por meio de formulário eletrônico.

A ideia do curso é treinar profissionais da atenção básica e estudantes de saúde de Fortaleza, com abordagens multidisciplinares. É destinado não apenas a fisioterapeutas mas também a médicos, enfermeiros, psicólogos, profissionais de educação física, entre outros.

A formação, idealizada para servir de atualização para esses profissionais, é baseada em uma série de estudos sobre dor lombar publicados em 2018 na The Lancet, uma das mais prestigiadas revistas científicas do mundo, por alguns dos maiores pesquisadores da área.

"O objetivo é trazer as discussões colocadas dentro desse material, que incluem definições sobre a dor, abordagens que têm eficácia terapêutica comprovada e estratégias para deixar o cuidado mais eficiente", explica a Profª Fabianna Moraleida, uma das organizadoras da capacitação.

Apoiada pela Associação Internacional para o Estudo da Dor (IASP), a proposta do curso foi uma das vencedoras mundiais de prêmio de financiamento da associação, destinado a iniciativas para melhorar a educação sobre a dor em países em desenvolvimento.

Serão quatro módulos na capacitação: 1) introdução ao curso sobre dor lombar; 2) conceitos introdutórios sobre dor lombar; 3) dor lombar: avaliação e tratamento na atenção básica de saúde; 4) um chamado para a ação integrada para o cuidado em dor lombar.

Com vagas limitadas, o curso tem previsão de início para novembro. Serão 40 horas de carga horária, com certificação, em modelo on-line autoinstrucional (ou seja, sem tutoria). Os participantes terão até 30 dias para concluir a formação. Mais informações estão disponíveis no site do Departamento de Fisioterapia da UFC.

Fonte: Profª Fabianna Moraleida – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.