Seguem abertas inscrições para II Colóquio Discurso e Práticas Culturais; evento ocorrerá de 1º a 4 de dezembro

Imagem: fundo cinza com o nome do colóquio na cor azulSeguem abertas, até a próxima quinta-feira (5), as inscrições para o II Colóquio Discurso e Práticas Culturais (DIPRACS). O evento ocorrerá de 1º a 4 de dezembro, em formato on-line, com o objetivo de reunir pesquisadores dos estudos da linguagem e da cultura para discutir questões relacionadas à verdade, interculturalidade e práticas inclusivas.

O encontro é organizado pelo grupo de pesquisa Discurso, Cotidiano e Práticas Culturais (DISCUTA), vinculado à Universidade Federal do Ceará, em parceria com a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). O prazo para submissão de trabalhos já encerrou, mas seguem abertas até o dia 5 de novembro as inscrições para minicursos e participação de ouvintes.

A programação do Colóquio contempla conferências, debates, minicursos e apresentação de trabalhos relacionados aos seguintes eixos: Discurso e verdade; Discurso e práticas socioinclusivas; Discurso e práticas literomusicais; e Discurso e práticas interculturais.

De acordo com a organização do evento, a ideia é "aproximar os estudos discursivos dos problemas reais enfrentados pela sociedade contemporânea". Assim, serão discutidas questões como propagação do discurso de ódio e intolerância, manipulação de grandes massas em eventos eleitorais e plebiscitários, pós-verdade e fake news, formação de "bolhas ideológicas" etc.

Destaque para a conferência de abertura "Atacada por ser feminista: resistência e misoginia na Internet", que será apresentada na tarde do dia 1º de dezembro pela professora Dolores (Lola) Aronovich, do Departamento de Letras da UFC. Já a conferência de encerramento, "Dois tipos de verdade na mídia", ocorrerá no dia 4 de dezembro, e será ministrada pelo docente do Departamento de Linguística da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) Sírio Possenti.

LANÇAMENTO DE LIVROS – Está aberta, até o dia 15 de novembro, a chamada para lançamento de livros no II Colóquio Discurso e Práticas Culturais (DIPRACS). Os interessados deverão preencher formulário de submissão de propostas apresentando título da obra, imagem da capa e da ficha catalográfica, editora, nome dos autores ou organizadores, ano de publicação, imagem dos autores e vídeo de cinco minutos com um resumo da obra.

A comissão responsável pela chamada informa que a comercialização dos livros será de responsabilidade dos autores e que eles deverão estar inscritos no II DIPRACS com apresentação de trabalho.

Mais informações estão disponíveis no site do evento. Dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..