Departamento de Engenharia Elétrica recebe reitor para visita a laboratórios e levantamento de demandas estruturais

Comitiva reunida durante visitaO reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, fez uma visita ao Departamento de Engenharia Elétrica, no Centro de Tecnologia, para conhecimento de laboratórios de pesquisa e diagnóstico de necessidades estruturais do departamento. Fizeram parte da comitiva, além do reitor, o assessor do Gabinete do Reitor, Prof. Ademar Gondim; a vice-diretora do Centro de Tecnologia, Profª Diana Azevedo; o superintendente de Infraestrutura e Gestão Ambiental da UFC, Everton Parente. Eles foram recebidos pelo chefe do Departamento de Engenharia Elétrica da UFC, Prof. Luiz Henrique Barreto, pelos docentes Fernando Antunes, Cícero Tavares, Dalton Honório, Paulo Praça, Wilcley Correia, Domenico Sgrò e pelo servidor técnico-administrativo Geraldo Ferreira.

A primeira parada foi no laboratório do Grupo de Redes Elétricas Inteligentes (GREI), que desenvolve soluções voltadas a redes elétricas nas áreas de automação da distribuição, microrredes, geração distribuída e armazenamento de energia. Já o segundo espaço a receber a comitiva foi o Grupo de Processamento de Energia e Controle (GPEC), coordenado pelo Prof. Fernando Antunes, que se dedica à pesquisa e ao desenvolvimento tecnológico em eletrônica de potência, propondo soluções para os setores industriais e de serviços. Além de apresentarem pessoal, instalações e equipamentos disponíveis, os pesquisadores detalharam as atividades didáticas e de pesquisa desenvolvidas pelo departamento.

Quadcópteros industriais produzidos no Departamento de Engenharia Elétrica foram apresentados à comitiva (Foto: Viktor Braga/UFC)O terceiro espaço visitado foi o Grupo de Pesquisa em Automação, Controle e Robótica (GPAR), laboratório de pesquisa e desenvolvimento coordenado pelos professores Bismark Claure Torrico e Fabrício Gonzalez Nogueira. A equipe apresentou à comitiva veículos elétricos padrão fórmula SAE, quadcópteros industriais (VANT) e robôs industriais (AGV). "Nosso quadcóptero é produto de um projeto em parceria com a termelétrica EDP do Pecém, e é usado para fazer levantamento do volume de carvão em cerca de 30 minutos. Sem o equipamento, monitorar essa quantidade levaria horas", explicou o Prof. Fabrício Gonzalez.

O reitor ficou impressionado com a diversidade do departamento, mas disse que quer ampliar ainda mais o escopo. "Queremos que o Curso de Engenharia Elétrica tenha acesso a uma nova era de eficiência energética na UFC. Tendo contato com iniciativas como nosso parque fotovoltaico, o aluno já sairá daqui com emprego garantido e uma qualificação muito melhor", afirmou o Prof. Cândido Albuquerque, acrescentando que é um desejo da administração superior a implantação de uma usina fotovoltaica na Fazenda Experimental de Pentecoste, a 80 quilômetros de Fortaleza.

A ideia da visita foi também conhecer as demandas estruturais do Departamento de Engenharia Elétrica para atendê-las (Foto: Viktor Braga/UFC)INFRAESTRUTURA – O engenheiro civil Everton Parente, superintendente da UFC Infra, esteve presente para socializar informações sobre o status de obras ligadas ao departamento que se encontram licitadas e em fase de retomada, como a terceira etapa do Laboratório de Eficiência Energética em Sistemas Motrizes (LAMOTRIZ). "Já identificamos, na visita, vários espaços com necessidades visíveis de manutenção, que podem ser enquadradas no contrato atual desses serviços na Universidade, e alguns indo além disso, necessitando de reforma mesmo. Nesse caso, os orçamentos serão feitos o mais rápido possível para iniciar a obra assim que o recurso for sinalizado", explicou.

O clima no fim da programação era de otimismo. "Essa visita do reitor, na qual apresentamos nossas demandas mais sensíveis, foi muito positiva. A administração superior pareceu muito aberta a recebê-las e tentar resolver da melhor maneira possível. A expectativa imediata é pela conclusão de uma das obras ligadas ao nosso departamento, que é o prédio do LAMOTRIZ. Entendemos que há o tempo da burocracia, mas esperamos que as demais questões também se resolvam em breve", afirmou o Prof. Luiz Henrique Barreto, chefe do departamento.

Outro tópico abordado na ocasião foi a parceria a ser firmada entre o Departamento de Engenharia Elétrica e a Coordenadoria de Conservação de Energia da UFC Infra, para elaboração e execução de um plano de manutenção da rede elétrica do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, envolvendo alunos, professores e técnicos.