UFC cresce seis posições e atinge melhor desempenho em ranking das universidades da América Latina

Logomarca do QS Universities Rankings Amérca LatinaA Universidade Federal do Ceará avançou seis colocações e alcançou a 54ª posição entre as melhores universidades da América Latina na edição 2021 do QS Latin America Universities Ranking. Esse é o melhor desempenho da UFC da série histórica do levantamento regional desde 2013.

Naquele ano, a UFC aparecia como a Universidade de número 71 no subcontinente. Em 2015, caiu para a posição de número 100. A partir daí, passou para 94ª (2016), 87ª (2017) e 55ª (2018), respectivamente. Nos últimos dois anos, no entanto, vinha perdendo espaço regional para outras instituições: caiu para a 57ª posição em 2019; e para a 60ª no levantamento do ano seguinte. O novo ranking reverte esse movimento.

O QS Universities é um dos três mais importantes rankings universitários do mundo, ao lado do Times Higher Education (THE) e do Academic Rankings World Universities (ARWU). Para fazer o estudo, o instituto analisa alguns critérios acadêmicos, dando-lhes pesos diferentes: reputação acadêmica (30%), reputação dos empregadores (20%), proporção professor/aluno (10%), docentes com doutorado (10%), citações de pesquisas em publicações acadêmicas (10%), número de publicações por docente (5%), rede internacional de pesquisa (10%) e impacto na Internet (5%).

"Os rankings são importantes balizadores das atividades de uma Universidade uma vez que temos um padrão de comparação com as demais instituições. A evolução da UFC neste ranking demonstra os resultados consistentes principalmente nas áreas de pesquisa, ensino e internacionalização", diz o Prof. Rodrigo Rêgo, da Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional.

De acordo com o estudo, a UFC ficou entre as 14 melhores universidades brasileiras, sendo a 10ª entre as instituições federais e a segunda do Norte/Nordeste. A UFC obteve suas melhores notas na proporção de professores com doutorado (98.44) e na rede internacional de pesquisa (89.74), ficando com escore geral de 51,63. 

Para o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, o resultado mostra uma universidade que vem crescendo de maneira significativa. "Temos a internacionalização e a titulação de nossos professores como pontos de destaque. Estamos no caminho certo. E agora com a ênfase que temos procurado dar à internacionalização, mas também ao empreendedorismo, tenho certeza de que nos próximos rankings estaremos bem melhor", diz.

O reitor ressalta que UFC ocupa a 14ª colocação entre as universidades brasileiras. "Também ficamos entre as 10 melhores federais e a 2ª do Nordeste. É uma posição extremamente interessante. E nosso objetivo é despontar como a primeira do Nordeste e entre as três primeiras federais. Temos potencial para isso e a comunidade está empenhada na busca dessa requalificação da UFC nos rankings internacionais", avalia.

Fonte: Prof. Rodrigo Rêgo, da Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional –  fone: (85) 3366 7336