XV Semana de Tecnologia segue até sábado (5) com workshops, hackathon e debates

Imagem: Logomarca da Semana de TecnologiaO Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal do Ceará realiza, de 30 de novembro a 5 de dezembro, a XV Semana de Tecnologia, evento anual que objetiva possibilitar a troca de saberes e a integração entre estudantes e profissionais das várias áreas da engenharia, como a ambiental, de produção, de energias renováveis, de computação, de telecomunicações, de petróleo, metalúrgica, química, elétrica, mecânica e civil.

Com o tema "Tecnologia e sociedade, uma adaptação constante", a Semana de Tecnologia é formada por dez eventos simultâneos, organizados por cada um dos cursos de engenharia do CT. Neste ano, em decorrência da pandemia de covid-19, as atividades são realizadas no formato remoto.

Cada evento da Semana possui uma programação específica de minicursos, workshops de formação profissional, palestras, dentre outras atividades. Parte da programação, porém, é comum a todos os cursos. Exemplo disso é a palestra de abertura, que ocorre nesta segunda-feira (30), às 18h, trazendo uma discussão sobre o tema da XV Semana de Tecnologia: as adaptações exigidas ao estudante e ao profissional de engenharia no que diz respeito a novas tecnologias, novas competências e novos formatos de ensino e aprendizagem.

A palestra será realizada no canal da Semana no Youtube, com participaçao do Prof. Régis Magalhães, docente e coordenador de Estágio do Campus de Quixadá; da Profª Viviane Borelli, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria, e do Prof. Luís Távora, ex-diretor da Faculdade de Educação da UFC e coordenador do curso de pré-vestibular popular 6 de março.

Imagem: folder do II Fórum de Educação em EngenhariaOutra atividade aberta ao público é o II Fórum de Educação em Engenharia, com o tema "Experiências de adaptação docente-estudante ao ensino remoto e híbrido". A expectativa é de que os participantes discutam também os desafios da atualização e modernização dos projetos pedagógicos dos cursos de engenharia e a formação baseada em competências. O Fórum ocorrerá no dia 3 de dezembro, às 13h, também no canal da XV Semana de Tecnologia no Youtube.

Também se destaca na programação o ST Challenge, um hackathon cujas inscrições podem ser feitas até esta terça-feira (1º), pela Internet. Os competidores deverão apresentar ideias inovadoras nas áreas de educação e tecnologia para o ensino de engenharia remoto e híbrido, e os vencedores receberão premiação em dinheiro e em cursos e mentorias.

A programação geral conta, ainda, com as palestras "Contribuições da consultoria estratégica para a sociedade", no dia 1º de dezembro; "Perspectivas e avanços da tecnologia na medicina", no dia 2; e "Experiências e perspectivas para o futuro do intercâmbio", no dia 4, todas às 13h, no canal do evento no Youtube.

Mais informações sobre a XV Semana de Tecnologia podem ser vistas no site e no perfil do evento no Instagram.

Fonte: Prof. Abraão Freire Saraiva Júnior, presidente da Comissão Organizadora da XV Semana de Tecnologia da UFC ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.