Comissão e Reitoria reúnem-se para tratar dos projetos pedagógicos dos cursos do Campus de Itapajé

Imagem: A expectativa é de que os cursos já integrem a oferta 2021 do Sistema de Seleção Unificada (SISU) (Foto: Viktor Braga/UFC) Foi realizada nessa terça-feira (1º), na Reitoria da Universidade Federal do Ceará, nova reunião entre a Administração Superior e a Comissão Especial de Elaboração dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação do Campus da UFC em Itapajé.

Participaram do encontro o reitor da Universidade, Prof. Cândido Albuquerque; o presidente da Comissão (que deverá em breve assumir o Campus Jardins de Anita na condição de diretor), Prof. Marcelo Melo; e o deputado federal Danilo Forte, natural do município, que acompanha desde o início a criação do campus na região.

Na ocasião, foram discutidas as necessidades imediatas para dar encaminhamento à instalação do campus, localizado a 137 km de Fortaleza, na região norte do Estado, tais como disponibilidade de cargos de direção (CD), vagas de concurso para o corpo docente e técnico-administrativo e questões operacionais do funcionamento da unidade. "Nossa intenção é colocar tudo em atividade o mais rápido possível. Tendo insumos, professores e servidores técnico-administrativos, como são somente três cursos e cada um terá uma turma apenas, a Administração Superior acredita que dá para começar no primeiro semestre", disse o Prof. Marcelo Melo, que vem trabalhando junto com a Pró-Reitoria de Graduação na integralização dos cursos a serem ofertados, todos de graduação tecnológica: Segurança da Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciência de Dados e Inteligência Artificial.

A expectativa é de que os cursos já integrem a oferta 2021 do Sistema de Seleção Unificada (SISU), que utilizará as notas do próximo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), cujas datas previstas de realização são 17 e 24 de janeiro para a edição impressa e 31 de janeiro e 7 de fevereiro para a edição digital. Caso não seja possível acompanhar o cronograma do SISU, poderá haver seleção simplificada a partir do desempenho dos candidatos no ENEM.

"A ideia é que comecemos as atividades no campus ainda no primeiro semestre de 2021, com um calendário que ainda está em elaboração. Estamos conversando com o Ministério da Educação para articular o remanejamento de vagas de servidores. Não faz sentido ter um campus daquela dimensão, em uma região carente de formação, parado. Nós precisamos levar a Universidade e dar essa oportunidade para a população de Itapajé e circunvizinhanças", afirmou o reitor.

Pronto para uso, o Campus Jardins de Anita possui dois blocos compostos por salas de aulas, laboratórios, salas administrativas e área de convivência. O espaço é amplo e fica a poucos minutos do centro da cidade, com vista para as serras locais e a famosa Pedra do Frade, cartão-postal de Itapajé. A área construída original, com teatro para 420 pessoas incluso e projetada pelo doador do terreno, o empresário José Maria de Sousa Melo (falecido em 2011), ainda passará por intervenções.