Centro de Referência em Inteligência Artificial promove workshop com pesquisadores nesta quinta-feira (3)

Imagem: reitor em reunião virtualO Centro de Referência em Inteligência Artificial (CRIA) da Universidade Federal do Ceará promoveu, na manhã desta quinta-feira (3), um workshop preparatório, reunindo diferentes pesquisadores da UFC, no intuito de apresentar e integrar ações e convergir para o desenvolvimento do CRIA.

Congregando vários talentos da Universidade em ciência de dados, machine learning e big data, a ideia do Centro, que teve operações iniciadas no segundo semestre deste ano, é potencializar o desenvolvimento de projetos de tecnologia de ponta no Estado, funcionando como um grande "guarda-chuva" de projetos envolvendo vários laboratórios.

A reunião foi mediada pelo Prof. Rodrigo Porto, pró-reitor-adjunto da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e um dos coordenadores do CRIA, que classificou o momento como "uma preparação para o lançamento formal do Centro e um momento importante para avançarmos mais nesse potencial da UFC".

Em sua fala de abertura, o reitor da Universidade, Prof. Cândido Albuquerque, destacou a prioridade do projeto na sua gestão, dada a presença constante da inteligência artificial nas mais diversas atividades humanas, defendendo uma ação de integração entre as diversas pesquisas na área.

"A UFC já mostrou em várias oportunidades do que ela é capaz e que podemos fazer um trabalho de ponta, mas precisávamos de uma política institucional de integração na área de IA, dando condições para desenvolver isso da maneira mais eficiente possível, diminuindo desperdício de tempo, de trabalho e evitando o retrabalho", defendeu o reitor.

Imagem: Prof. Augusto Albuquerque apresentou à equipe de pesquisadores o Condomínio de Empreendedorismo e Inovação da UFC (Imagem: Reprodução da Internet)Na ocasião, o titular da Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER), Prof. Augusto Albuquerque, apresentou à equipe de pesquisadores o Condomínio de Empreendedorismo e Inovação da UFC, equipamento onde o CRIA tem espaço físico reservado, garantindo integração com as pautas de inovação da Universidade.

"É um espaço onde nos propomos articular as demandas da sociedade com o nosso time de pesquisadores, para que isso se transforme em empreendedorismo e inovação", ressaltou. "Eu definiria o Condomínio como esse elo que vai tentar impulsionar [as pesquisas], para que o empreendedorismo se torne mais fluido e mais fácil", pontuou o pró-reitor.

Também estiveram presentes à reunião o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Jorge Lira; o diretor de Inovação da FUNCAP, Jorge Soares; os coordenadores de Empreendedorismo e de Inovação da PROINTER, Prof. Abraão Saraiva e Bruno Matos; além dos professores Francisco de Assis de Souza Filho, Charles Casimiro Cavalcante, Guilherme Barreto, João Paulo Pordeus, Joaquim Bento, José Macedo, Lucas Feitosa de Albuquerque, Rossana Maria de Castro e Ticiana Linhares.

Fonte: Prof. Rodrigo Porto, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.