Laboratório da UFC publica primeira catalogação de plantas angiospermas do Ceará

O Laboratório de Sistemática e Ecologia Vegetal (LASEV), vinculado ao Departamento de Biologia da Universidade Federal do Ceará, lança, nesta terça-feira (8), o e-book Diversidade de angiospermas do Ceará, às 16h, em videoconferência no canal do LASEV no Youtube.

A publicação, resultado de quatro anos de estudo e catalogação da flora cearense, reúne, ao todo, a classificação de 2.584 espécies de plantas angiospermas nativas do Estado, divididas entre 153 famílias botânicas e 887 diferentes gêneros. Das espécies catalogadas, 323 são de ocorrências registradas pela primeira vez no Ceará.

Grupo vegetal com maior diversidade de espécies, as angiospermas são plantas cuja principal característica é a presença de flores e frutos, sendo próprio delas que suas sementes sejam encobertas por frutos. Exemplos de plantas desse tipo são as orquídeas, os lírios, a mangueira, entre outros.

Imagem: Capa do e-book O e-book representa a primeira catalogação desse tipo para o Estado, realizada a partir de trabalho conjunto entre o LASEV, o Herbário Prisco Bezerra (EAC) da UFC, que já completa 80 anos de existência, e a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). O livro é publicado com o selo Edições UVA.

Ao todo, 39 diferentes herbários foram consultados durante a pesquisa, sobretudo o EAC, e os herbários Prof. Francisco José de Abreu Matos, da UVA, e o Prof. Dárdano de Andrade-Lima, da URCA.

Com a pesquisa, novos estudos sobre as espécies se tornam mais fáceis, como explica a Profª Iracema Loiola, coordenadora do LASEV. "A partir dos dados apresentados, poderemos fazer inferências sobre quais seriam as espécies ameaçadas de extinção, associações dessas plantas com os diferentes tipos de vegetação ocorrentes no Ceará, e a distribuição atual dessas espécies, verificando quais espécies são raras ou endêmicas", aponta.

Além disso, a professora ressalta a contribuição que o e-book pode dar para o projeto Flora do Brasil 2020, realizado pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro, que promove uma catalogação em âmbito nacional.

LANÇAMENTO – Para receber o e-book Diversidade de angiospermas do Ceará e o link de transmissão para a videoconferência de lançamento desta terça-feira (8), é necessário realizar inscrição prévia, por meio de formulário eletrônico.

Ouça reportagem da rádio Universitária FM sobre o livro

Fonte: Profª Iracema Loiola, coordenadora do LASEV – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.