UFC promove mesa-redonda sobre representação, terminologia e organização da informação no contexto da pandemia

Os palestrantes do evento: professores Mário Guido Barité Roqueta, Juan Antonio Pastor Sánchez e Denysson Axel Ribeiro Mota (Foto: Reprodução)A Universidade Federal do Ceará promove, nesta quarta-feira (9), mesa-redonda sobre Representação, Terminologia e Organização da Informação em Tempos de Covid-19 (RepTermInfo). O evento, em formato remoto, é gratuito e aberto ao público, com transmissão ao vivo pelo YouTube, a partir das 15h.

A mesa-redonda é organizada pelo Grupo de Pesquisa em Representação da Informação (GPRI), vinculado ao Departamento de Ciências da Informação; pela Biblioteca de Ciências Humanas, por meio do projeto Plurissaberes; e pelos estudantes da disciplina "Informação para a área da saúde: representação e terminologia", sob a coordenação da Profª Virgínia Bentes Pinto, e com apoio da Biblioteca Universitária da UFC.

Durante o RepTermInfo, os participantes poderão acompanhar palestras sobre a temática de representação, organização da informação e terminologia no contexto da pandemia de coronavírus. Três palestras estão programadas para o dia, que se encerrará com debates:

15h15min – A terminologia no contexto da covid-19, ministrada por Mário Guido Barité Roqueta, professor da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade da República (Uruguai).

16h – A representação da informação na construção de vocabulário estruturado multilíngue sobre a pandemia da covid-19, ministrada por Juan Antonio Pastor Sánchez, professor da Faculdade de Comunicação e Documentação da Universidade de Múrcia (Espanha).

16h45min – Variações semânticas e ontologias para a representação de doenças, ministrada por Denysson Axel Ribeiro Mota, professor do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri.

Além da transmissão no YouTube, pelo canal do projeto Plurissaberes, o evento poderá ser acompanhado pela página no Facebook e perfil no Twitter da Biblioteca de Ciências Humanas.