UFC e SEMA firmam pacto de ações estratégicas para preservação da APA do Pacoti

A Universidade Federal do Ceará e a Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará (SEMA) firmaram, na tarde de ontem (8), o Pacto pelo Pacoti, agenda de ações estratégicas para preservação e manejo da região englobada pela Área de Proteção Ambiental (APA) da foz do rio Pacoti, formada por trechos deste rio compreendidos entre a sua foz e a ponte velha da CE 040, no Município de Aquiraz.

Imagem: O Pacto pelo Pacoti foi firmado entre representantes da UFC e da SEMA (Foto: Viktor Braga/UFC)

Participaram do encontro o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque; o vice-reitor da UFC, Prof. Glauco Lobo Filho; o secretário estadual do Meio Ambiente, Artur Bruno; a diretora do Instituto de Ciências do Mar da UFC (LABOMAR), Profª Ozilea Bezerra Menezes; a também docente do LABOMAR, Profª Caroline Feitosa; a secretária-executiva da SEMA, Maria Dias, e Pedro Victor Cunha, gestor da APA do rio Pacoti.

A proposta é, a exemplo da recém-lançada agenda Pacto pelo Cocó, estabelecer uma aliança entre instituições do poder público, entidades do setor privado e a sociedade civil atuante e residente na região, com vistas à articulação, implementação e monitoramento do leque de atividades propostas.

A UFC, por ter uma unidade de pesquisa e extensão na APA, o Centro de Estudos Ambientais e Costeiros (CEAC) do LABOMAR, terá seus professores, servidores técnico-administrativos e estudantes como atores centrais do processo. "Não será nossa primeira parceria com a UFC. Contamos com a Instituição na elaboração do plano de manejo do Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio e no projeto que converteu a Fazenda Raposa [propriedade da UFC em Maracanaú] em Unidade de Conservação Ambiental", afirmou o secretário Artur Bruno.

Ouça matéria produzida pela rádio Universitária FM sobre o Pacto pelo Pacoti

Para o reitor, o LABOMAR, com seus 22 laboratórios (alguns deles localizados no CEAC), possui grande potencial para oferta de ações de conservação, educação ambiental e turismo ecológico. Atividades estas que podem ser potencializadas com apoio institucional e aporte de recursos de instituições públicas e privadas que atuam na área, reestruturando-a.

"Nós já temos o espaço e equipes capacitadas para tal. O passo seguinte são as parcerias", assegurou o Prof. Cândido Albuquerque, destacando a difícil conjuntura financeira das universidades públicas no momento atual.

Imagem: O reitor Cândido Albuquerque e o titular da SEMA, Artur Bruno, participaram da assinatura do Pacto (Foto: Viktor Braga/UFC)

RESGATE DE TARTARUGAS ‒ De acordo com dados levantados pela SEMA, cerca de 100 espécimes de tartarugas marinhas encalham por ano em diferentes pontos do litoral cearense. Os animais resgatados com vida, contudo, precisam ser levados até centros de reabilitação especializados, sendo o mais próximo o Projeto Cetáceos da Costa Branca, da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), com sede no município potiguar de Areia Branca.

Segundo a Profª Ozilea Menezes, o pacto e as parcerias dele advindas podem possibilitar a construção, no CEAC-LABOMAR, de um quarentenário para tartarugas marinhas, criando um ambiente adequado para acolher os animais até que sejam tratados e devolvidos à natureza, além de uma estrutura propícia a ações de educação ambiental.

A demanda do quarentenário de tartarugas partiu do Instituto Verdeluz, em 2019. Então, o Brasil vivenciava ocorrências de vazamento de óleo, e o secretário Artur Bruno, sensibilizado com o número de encalhes, perguntou se a UFC estaria interessada em realizar um trabalho em parceria, unindo ciência e ação ambiental. No LABOMAR, quem lidera as pesquisas na área é Profª Caroline Feitosa, que já desenvolve estudos nesse campo há anos, alguns em conjunto com o Grupo de Tartarugas Marinhas (GTAR) do Verdeluz.

Ela ressalta que esse trabalho extensionista de conscientização já acontece, mas ainda pode ser expandido e reestruturado. "O Programa de Educação Ambiental Marinha (PEAM), criado há mais de três décadas. Coordenado pela servidora técnico-administrativa Nubia Lima Verde, é o programa de educação ambiental marinha mais antigo do Brasil. O projeto de extensão recebe anualmente na faixa de 4.000 visitantes, entre alunos de escolas públicas e privadas, grupos de escoteiros e da terceira idade", exemplifica a professora.

A partir do acordo de ontem, os próximos encaminhamentos serão a elaboração do documento da agenda Pacto pelo Pacoti e uma aproximação com outras instituições que poderão unir-se à UFC e ao Governo do Estado na nova iniciativa.